Olá Queridas!

Uma dúvida constante de minhas alunas é sobre o prazo de validade dos cosméticos, principalmente das maquiagens.

prazo de validade

Este prazo de validade é determinado pelo fabricante, que leva em consideração a estabilidade da fórmula do cosmético e as normas estabelecidas pela ANVISA, que deliberam sobre o prazo máximo de validade de cada tipo de cosmético.

Um cosmético antes de ser colocado no mercado passa por vários testes que analisam a probabilidade de contaminação, o tempo de reprodução de bactérias e fungos no meio e a estabilidade do produto, ou seja, a capacidade deste manter suas propriedades por determinado período de tempo.

Depois de desenvolvido e testado, o produto é apresentado para registro ao órgão regulador da vigilância sanitária de cada país.

No Brasil, o órgão regulador é a ANVISA. Esta também é responsável por resoluções que tratam do assunto, como a RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2000, que determina as NORMAS DE ROTULAGEM de protudos, e no seu ANEXO VII B-9, estipula que: “- Prazo de Validade: Tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem avarias, em condições adequadas de armazenamento e utilização“.

O prazo de validade dos cosméticos varia de 2 a 4 anos, a partir da data de sua fabricação.

Produtos secos como pós, blushes e sombras têm o prazo de validade maior. Já os produtos mais úmidos como batons, máscara de cílios, bases, cremes, tinturas, têm menor prazo de validade, pois são um ambiente mais proprício para proliferação de fungos e bactérias.

prazo de validade2

Algumas dicas para manter a validade de seus produtos:

– Ao comprar cosméticos, sempre observe o prazo de validade. Exija produtos com o prazo de validade de, no mínimo, 2 anos.

– Os produtos devem ser guardados em local seco, arejado e sem presença e luz e calor.

– Quando colocados na bolsa, devem ser acondicionados em necessaires, pois o impacto constante dentro da mesma pode danificar o produto.

– Se a embalagem do seu produto quebrar ou trincar, o ideal é jogá-lo fora, pois através dessa abertura podem entar microorganismos.

– Quando a máscara de cílios começa a ficar seca, é o momento de jogá-la fora, pois esta chegou ao final de sua vida útil. Geralmente, uma máscara de cílios dura 100 aplicações.

– Se o seu produto em pó prensado (pó, blush ou sombra) cair e quebrar, não tente juntar os pedaços e colocar de volta na embalagem, pois este já foi contaminado ou teve sua estabilidade comprometida. Alguns sites ensinam a recuperar produtos quebrados e reaproveitamento de restos de batom e máscaras de cílios secas. Esta prática é contra indicada, pois a manipulação dos produtos e alteração de sua fórmula, contaminam e desestabilizam a fórmula dos mesmos.

– Se o seu produto sofreu alteração de alguma de suas características: cheiro, cor, textura, sabor, mesmo estando dentro do prazo de validade, é porque, de alguma forma, ele foi contaminado e deve ser jogado fora.

– Não tente fazer cosméticos em casa. Não use produtos de baixa qualidade ou de procedência duvidosa.

Produto vencido ou contaminado pode causar irritações, hipersensibilidade, reações alérgicas e/ou proliferação de doenças.

Fotos: reprodução.