Disfarçar olheiras e bolsas com maquiagem era um dos temas preferidos entre minhas clientes e alunas.

Por isso, é um assunto recorrente aqui no blog. Já fiz um artigo completo falando sobre como disfarçar olheiras e manchas variadas na pele. Mas, e quando temos olheiras e bolsas, como fazer?

Como disfarçar olheiras e bolsas com maquiagem por Alessandra Faria

Diferença entre bolsas e olheiras

Vamos, primeiramente, entender cada uma dessas duas condições.

As olheiras são “sombras escuras” abaixo dos olhos, delimitadas pela pálpebra inferior. Elas podem ser vasculares, pigmentadas ou não pigmentadas. As vasculares são causadas por excesso de vasos sanguíneos comuns do local e têm o tom azulado. As pigmentadas são hereditárias e podem acometer também a pálpebra superior. Costumam ter o tom amarronzado. Existem ainda as olheiras não pigmentadas, resultantes do próprio formato do rosto e olhos (fundos), noites mal dormidas, cansaço, problemas de saúde, alergias, uso de maquiagem, dentre outros.

Bolsas abaixo dos olhos

As bolsas abaixo dos olhos são um inchaço (volume) na pálpebra inferior causado por acúmulo de líquido (edema) ou gordura. As bolsas por edema podem ser evitadas e/ou melhoradas com drenagem linfática local. Também ajudam: boa alimentação, hidratação, sono regular, evitar drogas e álcool. Além disso, ter um bom funcionamento do intestino. (O mesmo vale para as olheiras não pigmentadas). As bolsas por acúmulo de gordura acontecem por motivos como hereditariedade e envelhecimento natural.

Como tratar olheiras e bolsas

O ideal é evitar o aparecimento das duas, quando estas não forem hereditárias ou por envelhecimento natural. Mas, existem alguns tratamentos que ajudam a minimizar ambos os problemas. Dentre eles temos a carboxiterapia e o uso de laser. No caso das bolsas, ainda temos a cirurgia corretiva, que é muito comum hoje em dia. Para saber mais, você deve procurar seu dermatologista e identificar o problema. Bem como suas causas e possíveis tratamentos.

Como disfarçar olheiras e bolsas

Na maquiagem temos alguns truques que ajudam muito a disfarçar olheiras e bolsas. Mesmo quando as duas estão juntas. Lembrando que, ainda pode-se encontrar um excesso de pele junto com essas questões.

Preparando a pele

Não podemos nunca esquecer que antes de cobrir a pele ela deve ser preparada. Uma pele tão delicada como a da área dos olhos não é diferente. Use produtos próprios para hidratar bastante essa área. Existem primers específicos que irão, além de hidratar, amenizar o inchaço. Eles ainda possuem difusor de luz que deixa área levemente iluminada, pronta para receber o corretivo.

Brincando de claro e escuro

Vamos começar pelo nosso jogo de claro e escuro. Onde queremos tirar volume, usamos um corretivo mais escuro. Onde queremos criar volume usamos um corretivo mais claro.

Portanto, quando as olheiras estão sozinhas, usamos corretivos levemente mais claros para amenizar. Sobre olheiras pigmentadas usamos as cores contrastantes ou complementares. Para os tons roxos usamos o amarelo, para as mais azulados usamos o laranja, para os avermelhados, corretivo verde. Todavia, todas essas cores devem ter o fundo tom de pele (branca, morena ou negra).

Pois bem, e para as bolsas? Usaríamos então, já que queremos tirar o volume dessa área, um corretivo um tom mais escuro.

Mas, e se essas bolsas vierem junto com as olheiras??? Uma correção seria o contrário da outra, concordam?

A fórmula perfeita para olheiras e bolsas

Pois bem, depois de anos maquiando e ensinando maquiagem cheguei a uma formulação que rebate todos esses problemas. É a mistura de dois corretivos coloridos diferentes até o ponto de se chegar à cor exata que neutralize tudo. Essa mistura é feita com o corretivo amarelo de fundo e o vermelho por cima, resultando na cor laranja. Não tem uma receita exata. Você pode precisar mais do amarelo do que o vermelho, ou vice versa. É preciso ter um olhar já treinado para chegar ao tom desejado. Para isso, você conseguirá praticando. Depois de fazer a mistura, se for necessário, você pode usar um terceiro corretivo para neutralizar tudo e/ou a base por cima.

Vale lembrar que esses corretivos devem ter a mesma formulação e devem acompanhar a movimentação da pele da região. É preciso também, imediatamente após a aplicação, usar um pó finíssimo para selar o corretivo. Evitando-se assim, as transferência dos produtos para as linhas estáticas e dinâmicas (rugas) comuns dessa área.

E para pele negra, o que fazer?

Para pele negra é a mesma regra. Lembrando que pessoas de pele negra tem olheiras menos evidentes. Portanto, na maioria das vezes, o corretivo comum já resolve o problema. Pode-se também usar dois tons de base para as devidas correções. Existem os corretivos para pela negra com as cores vermelha e amarela de fundo.

Mostrei alguns dos corretivos que mais uso. Eles são apenas uma referência, pois existem muitos outros no mercado de beleza.

Fotos Reprodução e Ágata Reis