A urban jungle é uma das fortes tendências em decoração para esse ano. Acredito que com a questão da pandemia e o comportamento de ficar em casa, essa tendência ganhe cada vez mais adeptos.
Antes de falar um pouco dessa tendência, vou contar uma novidade para vocês: estou de mudança. Vou entregar o meu imóvel alugado e partir para outro endereço. Com isso, vou falar mais sobre decoração por aqui. Tema que eu amo de paixão, pois tem muito a ver com moda e engenharia. A primeira é meu tema foco, a segunda é minha graduação.
O que é o urban jungle?
O movimento urban jungle é um estilo de decoração que traz a atmosfera das matas e flores para dentro de casa. Surgiu da necessidade de indivíduos urbanos de terem mais contato com a natureza. (fonte)
O movimento ganhou muita força nas redes sociais, principalmente no Pinterest e no instagram. A ideia do urban jungle é de usar um canto ou móvel da casa e nele colocar uma grande variedade de plantas, com diferença de tamanhos e formatos de folhas.
Urban jungle ou garden room
O movimento evoluiu para o garden room. Nele, todo o ambiente é tomado pelas plantas, de forma de que a pessoa fique realmente inserida numa selva.
Onde posso fazer minha floresta urbana?
Teoricamente, você pode fazer em qualquer cômodo da casa. Mas, vamos combinar que alguns ambientes ficam muito mais interessantes que outros. É o caso do banheiro e das pequenas varandas. Elas ganham um charme extra com as plantas.
Antes de transformar seu imóvel em uma floresta, você precisa ter algumas informações em mãos.
- Plantas precisam de cuidado e de tempo. Por isso, se você trabalha fora, opte por menos plantas em casa e espécies mais fáceis de cuidar.
- Crianças e pets são curiosos e experimentam tudo com a boca. Se suas plantas irão dividir espaço com eles, tome os devidos cuidados para não haver acidentes.
- Procure ajuda de profissionais para escolher as espécies certas para cada ambiente. Pois cada planta gasta de um tipo de iluminação e quantidade de água diferentes.
- Dê preferência às folhagens.
- O verde será o ponto forte da sua decoração. Portanto, crie uma harmonia de cores dentro do ambiente.
- Se você não tem muita habilidade com plantas, pode diminuir bem a quantidade e colocar painéis, quadros e tecidos com tema folhagens em sua decoração.
- Se você tem pouco espaço, crie jardins verticais.
Eu estou bem caidinha por esta tendência e com certeza vou usá-la. Por isso, separei algumas inspirações para me orientar. Claro que vou procurar um profissional. Mas, quero já ter em mente uma ideia do meu espaço.
Fotos reprodução.