Olá Queridas!

Faz quase um ano que me mudei e ainda tem muito coisa de decoração de ambientes que não consegui terminar como o jardim da minha área privativa.

13820-area-externa-pequenos-jardins-incriveis-para-voce-se-inspirar-revista-viva-decora-viva-decora

Ter um belo jardim em casa não é mais privilégio de quem possui um espaço grande ou quintal amplo, com algumas dicas e um projeto de paisagismo bacana é possível trazer o verde para dentro de casa. Veja os projetos que o Viva Decora separou para o blog e inspire-se.

Se não tem muito espaço no chão, a solução pode ser subir pelas paredes literalmente. Uma opção que tem sido muito usada em projetos de paisagismo em pequenos ambientes é a horta ou o jardim vertical.

É possível que você já encontre estruturas simplificadas de jardineiras feitas especialmente para montar um jardim vertical, se preferir algum modelo mais personalizado, saiba que é possível adaptar floreiras e vasos comuns e pendurá-los à parede. Essas estruturas podem ser usadas tanto em ambientes externos como internos, mas como qualquer jardim, tenha em mente que é preciso que o local tenha algumas horas de sol por dia.

22156-outros-ambientes-projetos-diversos-adriana-fontana-viva-decora

Seja em seu quintal, terraço ou na pequena varanda do apartamento, é legal que o seu cantinho verde também contemple um espaço confortável para quem quer passar um tempo relaxando. Para os estofados de cadeiras e poltronas, tome o cuidado de usar somente materiais resistentes ao sol e a chuva.

8442-jardim-sao-paulo-clarisse-reade-viva-decora

É possível aproveitar as estruturas que você já tem em casa para decorar e montar o paisagismo do seu terraço, use estantes de metal que possam ser expostas ao ar livre para acomodar pequenos vasos, além de ferramentas de jardinagem que você use. O painel de madeira também pode servir como apoio para vasos.

9870-jardim-residencial-brooklin-by-arquitetura-viva-decora

Se o espaço que você tem é muito pequeno, vale apostar em canteiros menores separados nos cantos do ambiente. Ali é possível colocar pequenas espécies de árvores e algumas plantas rasteiras, para completar o paisagismo. Se é uma área de passagem, é bacana apostar em pedras para marcar o caminho. Além de dar um charme ao espaço, elas massageiam os pés descalços.

Fotos: reprodução.