Composição de quadros de natureza na decoração é uma forte tendência nesse mercado no momento.

Essa tendência está muito relacionada à atual necessidade da humanidade se sentir cada vez mais conectada à natureza. Inclusive, já havia falado sobre isso aqui no blog. No artigo sobre a tendência urban jungle. Na época eu mencionei como aderir a ela com almofadas e quadros, vejam aqui.

Essa tendência vem já há algum tempo e ganha força ainda mais durante a pandemia e a necessidade de ficar em casa. Trazer imagens de natureza é uma forma de se conectar a ela.

Composição de quadros de natureza na decoração por Alessandra Faria

Fotografias de natureza ganham cada vez mais espaço

Os quadros de natureza podem ser figuras nítidas ou desfocadas. No entanto, o que está mesmo bombando são as fotografias de natureza e paisagens.

Eu já havia visto desses quadros em alguns eventos de moda, desde 2017. Mas, agora, com a reforma da minha casa e a busca por uma identidade e estilo para mesma tenho aprendido muito sobre tendências de decor. Os quadros feitos com fotografias viraram febre. É possível encontrá-los nas redes sociais e nas casas especializadas em decoração e adornos.

Composição de quadros de natureza na decoração por Alessandra Faria

A questão é que o mercado reconheceu esses quadros como obras de arte. Com isso, eles estão com preços bem salgados (a partir de 3.000 reais, chegando a 7.000 reais ou mais). Pois, muitos deles vem com assinaturas de fotógrafos renomados no mercado. Vale fazer uma boa pesquisa de campo e buscar um artista que apresente um preço bom e um trabalho interessante e de qualidade. Alguns oferecem uma consultoria, analisando o ambiente e qual de suas obras ficaria melhor no local.

Quadros de natureza para se inspirar

Na minha pesquisa de inspirações encontrei algumas composições interessante desses quadros para seu ambiente. Lembrando que podem ser colocados tanto em residência quanto em locais corporativos. Um detalhe interessante dessa tendência é o tamanho. Os quadros são grandes, bem grandes.

Composição de quadros de natureza na decoração por Alessandra Faria

Por isso, eles ficam perfeitos em ambientes minimalistas, onde são o ponto focal. As composições podem variar de dois cortes a vários cortes, ou nenhum corte (no caso, não seria uma composição. hehehe).

Eu gosto mais da composição de dois cortes. Vou colocar alguns desses quadros na minha casa e espero que fiquem bem lindos. Vocês verão o resultado em breve.

Composição de quadros de natureza na decoração por Alessandra Faria

Além do tamanho, formato e quantidade de quadros para sua composição, você deve ficar atenta ao movimento da imagem e às cores. Você pode usar uma combinação de cores que acalma ou que excita. Que passa sensação de calor ou de frescor. Tudo vai depender do que você pretende e quais as outras cores você vai usar no ambiente.

Fotos: reprodução.