Home office, termo que ficou comum no Brasil após a pandemina de Covid19, precisa de planejamento e algum entendimento.
Apesar da prestação de serviços por home office ser comum no exterior, essa modalidade só foi implantada pela maioria das empresas brasileiras após a determinação do isolamento social. Mas, a forma de implantação do mesmo foi às pressas e sem planejamento. No meu serviço, por exemplo, muito antes da epidemia foi iniciado o projeto piloto para o home office, com um pequeno grupo de funcionários. Após a quarentena, todos funcionários que tinham atividades no ambiente virtual foram colocados em home office.
Home Office – feito em casa ou em qualquer outro lugar.
Por isso, trouxe esse artigo com 5 coisas que precisamos saber antes de pensar nessa forma de trabalho.
1 – O termo home office, na verdade tem uma definição muito mais ampla que sua tradução literal de “trabalho em casa”. Esse termo significa o teletrabalho, trabalho portátil ou trabalho remoto. Aquele que pode ser prestado pelo funcionário fora do ambiente da empresa. Em qualquer lugar alternativo. Seja num café, num espaço colaborativo, aeroporto ou até mesmo numa praça.
2 – O teletrabalho não cabe a todos. Apenas atividades totalmente inseridas no mundo virtual podem ser realizadas por trabalho remoto. Mesmo assim, em algum momento é preciso comparecer à empresa para medir metas e prazos, esclarecer dúvidas ou buscar mais informações sobre o trabalho.
3 – O teletrabalho nem sempre pode ser flexível: ou seja, nem sempre a atividade pode ser realizada a qualquer hora do dia. É necessário manter a rotina de horário no que diz respeito a início e fim de expediente. Deve-se ainda respeitar as pausas para descanso e almoço previstas pelas leis. Inclusive, esse horário de trabalho pode ser medido remotamente através do controle de acesso às plataformas online da empresa.
Trabalho remoto e disciplina
4 – O trabalho remoto ou portátil exige disciplina: Além de estipular os horários e a rotina é preciso encontrar um lugar onde não existam distrações durante sua execução. Sejam pessoas aleatórias circulando no ambiente, assim como crianças, animais de estimação. Distrações como a geladeira farta de guloseimas também devem ser evitadas.
5 – Um local inadequado para o trabalho remoto pode causar problemas posturais. A empresa, ao implantar o ambiente de trabalho, segue normas de ergonomia para prevenir doenças laborais. Já no trabalho remoto, não há essa exigência. Portanto, é importante adequar o seu local e ferramentas de trabalho. Primeiro, o equipamento com configuração necessária para usar as plataformas da empresa. Segundo, uma boa internet. Por último, mesa e cadeira adequadas.
Fotos: reprodução.