A desidratação no carnaval é a maior responsável pela “ressaca” ou “rebordosa” depois da folia (ou farra da balada, mesmo hehehe)
Quem está super animada com o carnaval, levante a mão. Aqui em BH, apesar dos estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, o carnaval vai acontecer. Considerado hoje um dos melhores carnavais do Brasil, a festa em BH acontece na rua, durante o dia, em vários pontos da cidade.
Carnaval de BH 2020
Para 2020, são esperados 5 milhões de foliões nas ruas da capital mineira. Este ano, 453 blocos de rua irão desfilar pela cidade, sendo 133 deles estreantes. (fonte)
Além disso vários shows noturnos acontecerão em locais fechados nas noites de carnaval.
Para aguentar bem a folia e chegar inteiro na quanta-feira de cinzas, alguns cuidados devem ser tomados como se alimentar bem e fazer uma excelente hidratação.
Evitando a desidratação no carnaval.
Pensando nisso, trouxe para vocês mais uma pauta com algumas dicas de Carolina Novoa, Mestre em Ciências da Saúde, em São Paulo. Confiram:
“Diariamente, perdemos água de forma fisiológica pela pele (transpiração), respiração, urina e fezes. É importante ressaltar que a quantidade de água “perdida”, deve ser reposta. Pois, ela é responsável pela nutrição das células do nosso organismo e fundamental para a regulação da temperatura corporal, digestão dos alimentos, remoção de resíduos. Ainda é responsável pela da manutenção da saúde da pele e das articulações. Segundo a especialista, curtir o carnaval plenamente é uma atividade física extenuante e neste processo, há a ruptura das fibras musculares, que podem provocar graves lesões ao serem filtradas pelos rins. “Mesmo quem bom condicionamento têm que estar bem hidratado, garantir o repouso e não exceder”, destaca Carolina Novoa.
A água é a principal bebida para garantir uma boa hidratação.
A cerveja e o chope podem ser considerados vilões. “O álcool não hidrata ninguém. Pelo contrário, ele acelera o processo de desidratação, assim como o energético e bebidas ricas em açúcar“, alerta a enfermeira.
Como os blocos são cada vez mais diurnos, é importante não esquecer o protetor solar. Parte da desidratação se dá pela perda de líquido e a pele queimada favorece o processo. É preciso ter atenção redobrada com as crianças, que são mais vulneráveis.
Carolina explica que em média, para cada 35 quilos de peso corporal, é necessário ingerir 1 litro de água, quantidade que pode ser variável com o clima e idade. Os sintomas da desidratação podem variar de acordo com a gravidade do caso. No entanto, boca seca e pegajosa, sede, pele seca, dor de cabeça, tonturas, queda da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca e respiratória, ausência de lágrimas no choro da criança, diminuição da frequência e volume urinário, cansaço, sonolência e irritabilidade, podem ocorrer.
Abaixo Carolina Novoa deixa 8 dicas para evitar a desidratação no carnaval:
• Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente. Evite ao máximo os refrigerantes, pois possuem baixíssimo poder de hidratação;
• Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa, não esquecendo de consumir as verduras e os legumes.
• Evite frituras e alimentos ricos em gorduras; Prefira carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.
• Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física e aguentar o ritmo até o final da festa;
• Com que roupa eu vou? Use sempre roupas leves e de cor clara, já que elas diminuem a retenção de calor do corpo.
• Hidrate-se a todo o momento! A perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro;
• O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água;
• Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas. Assim, também estará repondo a energia gasta durante a folia.”
Observação: Vale ressaltar que o consumo de água durante a folia deverá ser maior que o de costume, uma vez que o corpo será exposto a uma perda maior de água. Outro ponto é que, para repor sais minerais, pode ser consumida a água de coco e isotônicos como Gatorade. Por último, ao menor sinal de desidratação, procure atendimento médico. A PBH disponibiliza unidades de atendimento junto aos blocos de rua.
Pauta enviada pela UP Date Comunicação.
Fotos: reprodução.