A customização de abadá e muito glitter são clássicos quando se fala em carnaval.

Não importa onde você vai passar a folia, uma coisa é certa: vai ter muito brilho, criatividade, cor e alegria.

Customização de abadá: o rei do camarote. hehehe


A customização de abadá já é uma moda bem antiga. As camisetas que fazem parte de kits de ingresso para eventos de carnaval ou shows fechados e camarotes, seja ao ar livre ou em ambiente fechado são alvo de personalização.

No início, lá pela década de 60, o abadá se chamava mortalha. Era uma fantasia barata usada usada pelos foliões que se resumia a uma túnica com capuz.

Abadá ou mortalha?

Você sabe quando, como e onde a mortalha se tornou abadá?

“O nome abadá surgiu em 1993, quando o designer e carnavalesco Pedrinho da Rocha, o músico Durval Lelys, da Banda Asa de Águia, e o Bloco Carnavalesco Eva lançaram um novo tipo de fantasia para substituir as antigas mortalhas. Em homenagem ao Mestre Sena, antigo capoeirista e amigo, o designer batizou a nova fantasia de abadá que logo virou sucesso em todo o Brasil e terminou por popularizar essa palavra.” (fonte)

Hoje,  não há celebridade ou pobre mortal que use seu abadá sem dar um toque pessoal. Inclusive, existem profissionais, artesãos, artistas e costureiras especializados em customização de abadás, basta você apresentar sua ideia. São cortes, fendas, amarrações, aplicações de bordados em lantejoulas, pedrarias, franjas que tornam cada camiseta única. Mas lembre-se, ao fazer a customização de seu abadá, nunca recorte a área dos patrocinadores nem a logo marca dos blocos ou camarotes.

Glitter na cabeça: brilha até o sol raiar.

Aqui em BH, onde hoje acontece um dos maiores carnavais do país, nem sempre precisa abadá. Pois nosso carnaval de bloquinhos acontece na rua, de forma democrática e acessível: é de graça. Pode entrar que a casa (rua) é sua.

Mas traga seu brilho para juntar com o nosso. Use e abuse do glitter. Ele pode estar na cabeça enfeitando tranças, coques e rabos de cavalo. No rosto, o glitter, em vários tamanhos e formatos, junto com maquiagem adesiva, cria personagens como princesas, sereias e arlequinas. No pescoço e/ou colo, ele já ganha um ar mais profissional e elaborado na make… Quer saber? Se quiser, joga em todo corpo. E lembre-se que hoje existem muitas marcas de glitter biodegradável (vi nas lojas Renner), o que minimaliza o impacto ambiental.

Customização de abadá e maquiagem de carnaval com glitter por Alessandra Faria

Por isso, não tem desculpa: venha para BH então, brilha. (não resiste ao trocadilho) hehehe

abadá e maquiagem de carnaval com glitter por Alessandra Faria
Personalização de abadá e maquiagem de carnaval com glitter por Alessandra Faria

Observações: 1- Cuidado ao utilizar o glitter próximo aos olhos, pois o mau uso pode causar sérios problemas. Veja a matéria sobre isso, aqui; 2 – Veja como retirar corretamente sua maquiagem de carnaval aqui.

Customização de abadá e maquiagem de carnaval com glitter por Alessandra Faria
Customização de abadá e maquiagem de carnaval com glitter por Alessandra Faria

Fotos: reprodução via pesquisa no Pinterest. Veja mais inspirações nas minhas pastas.