Zozibini Tunzi, representante da África do Sul no Miss Universo 2019 foi coroada na noite de ontem em Atlanta, Estados Unidos. Ela desbancou outras 88 candidatas. Entre elas, a brasileira Júlia Horta que chegou às top 20, mas não foi adiante. A porto riquenha Madison Anderson ficou com o segundo lugar e a mexicana Sofía Aragón, em terceiro.

Zozibini Tunzi, sul africana de 26 anos vence o Miss Universo 2020 por Alessandra Faria

Zozibini Tunzi, representa a beleza negra e a diversidade

A vitória da jovem de 26 anos é a terceira da África do Sul. O país já teve coroadas as representantes Demi-Leigh Nel-Peters (2017) e Margaret Gardiner (1978). Porém, ambas eram brancas. Vale ressaltar também que Tunzi é a primeira negra a vencer o concurso desde 2011, quando Leila Lopes de Angola, ganhou no Brasil.

Tunzi falou sobre as dificuldades das mulheres negras de se verem bonitas, num mundo globalizado onde o padrão ainda permeia o esterótipo: “branca, loira, de olhos claros”. – “A sociedade foi programada durante muito tempo para que não ver a beleza de maneira negra. Mas agora estamos entrando em um tempo em que finalmente as mulheres como eu podem saber que são bonitas”.

Tunzi, sul africana de 26 anos vence o Miss Universo 2020 por Alessandra Faria

Em sua mensagem sobre diversidade e representatividade, Tunzi disse: ” Hoje uma porta foi aberta, e eu não poderia estar mais grata por ter sido a pessoa a atravessá-la. Que todas as meninas que testemunharam este momento acreditem para sempre no poder de seus sonhos – e que vejam seus rostos refletidos no meu.”

Tunzi recebeu ontem a coroa, mas já nasceu rainha. Que faça um ótimo reinado nesse ano e leve sua mensagem, representando seu país, cultura e beleza pelo mundo. Muito bem merecido.

Fotos: reprodução.