Cuidar da pele faz parte da nossa rotina diária, independente da época do ano. Porém, cada estação traz suas peculiaridades, doenças e os cuidados devem ser adequados.
Cuidar da pele no verão adequadamente evita doenças como micose, brotoeja, aumento de acne, câncer de pele, queimaduras e melasma, reações alérgicas, entre outras. Isso porque a combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco dessas doenças. (Fonte)
Cuidar da pele no verão evita doenças
Como a micose, por exemplo. Causada por fungos, essa doença é “chatinha de tratar”. Portanto o melhor é evitá-la melhorando os hábitos de higiene. Manter a pele seca, secando-a bem após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés e axilas. Evitar andar descalço em locais úmidos, principalmente públicos como vestiários e saunas. Sapatos fechados todo o tempo também podem causar micose.
Outras doenças de pele podem ser evitadas no verão
Com alguns cuidados simples e diários, vejam:
- Hidratar bem a pele após o banho preservando o manto hidrolipídico da pele que forma uma barreira protetora contra agressões externas, evita a perda excessiva de água. Também regula o PH criando condições favoráveis às bactérias que vivem em harmonia na sua superfície e que têm função de defesa contra outros microrganismos indesejáveis. (fonte)
- Usar roupas adequadas e evitar locais fechados e abafados para se evitar o excesso de suor. Algumas pessoas são sensíveis à sudorese excessiva como os bebês, causando as brotoejas e até dermatites. Juju, minha caçula tem alergia ao suor. No verão ela apresenta dermatite de contato e coceirahttps://alessandrafaria.com/2015/12/como-escolher-o-protetor-solar-ideal/, principalmente no couro cabeludo.
- Usar e abusar do protetor solar. Além de se evitar o câncer de pele, o protetor evita o aparecimento de manchas e queimaduras na pele. Reaplicar o protetor a cada 2 horas ou sempre que se molhar.
- Lavar o rosto com sabonete adequado de acordo com necessidade e orientação de seu dermatologista. O excesso de protetor solar, suor, aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas aliados à exposição solar podem causar a acne solar.
- Lavar o corpo em água doce para retirar o excesso de cloro ou sal. Esse hábito evita o ressecamento da pele e o aparecimento de micro fissuras que podem servir de entrada para micro-organismos oportunistas.
- Usar protetores físicos como chapéus, bonés, óculos e roupas de banho com FPS.
- Evitar roupas molhadas por muito tempo. Pois estas criam ambiente propício para proliferação de fungos.
- Não se depilar ou fazer as unhas antes da exposição solar e/ou banho de piscina e mar. Pois esses hábitos criam micro cortes “abrindo a porta” para bactérias e fungos.
- Evitar tratamentos de pele com químicos ou laser no verão. Pois estes tratamentos deixam a pele mais fina, sensível, propícia para o aparecimento de manchas como melasma.
- Evitar o consumo de frutas cítricas como limão, abacaxi, caju, entre outros, quando se expuser ao sol. Pois podem causar queimaduras químicas severas na pele.
- Por fim, para garantir o bronzeado perfeito, ingerir alimentos ricos em betacaroteno.
Se você quiser saber mais sobe os cuidados com a pele em casa, basta acessar esse artigo aqui no blog Garota Conta Tudo.
Fotos: reprodução.