O cabelo disfarçado é o corte de cabelo masculino mais pedido no momento. Também chamado como cabelo degradê ou fade haircut, ele já fez a cabeça dos homens de rua, celebridades e jogadores de futebol. Estes últimos, na verdade, são grandes influenciadores e sempre lançam tendências de cabelo, principalmente em época de competições.
Cabelo disfarçado combina com todos os tipos de fios
O corte de cabelo disfarçado combina com todo tipo de cabelo: do liso ao cacheado ou crespo. Pode ser feito com a frente bem curta ou com franja longa com topete.
O corte se baseia em um degradê do tamanho dos fios, começando bem raspado na região da nuca e aumentando em direção ao topo da cabeça. O degradê de comprimento dos fios cria um “esfumado” do tom do cabelo.
“O fade haircut tem como principal inspiração os cabelos usados pelos militares americanos anos atrás, nas décadas de 40 e 50, onde eles deixavam os fios das laterais raspados gradualmente, criando o efeito degradê.” (fonte)
Cabelo degradê, corte que bomba nas barbearias
Para quem pensa que o corte degradê não tem variação está enganado. O corte pode ser feito no estilo under cut (laterais curtas) ou razor part (aquele com a risca) e ainda a nuca em v ou reta.
O corte de cabelo disfarçado ainda guarda um carta na manga: também pode ser usado por mulheres mais ousadas.
Corte disfarçado na zero
Renato, meu namorado é adepto do corte e me explicou como seu barbeiro faz o dele. Eles iniciam com a máquina zero, a partir da nuca e vão aumentando o pente da máquina em direção ao topo da cabeça. O pente final depende muito do gosto do cliente. O restante dos fios é acertado com tesoura. A transição de um pente para outro pode causar pequenos “degraus” que são acertados também com tesoura.
Veja mais algumas inspirações do corte disfarçado na zero.
Fotos: Reprodução e Alessandra Faria.