Cuidar dos cabelos no inverno ou em outra estação deve sempre fazer parte da rotina de beleza.

Com nosso clima tropical com muito calor, piscina, brisa, maresia, percebemos os danos causados aos fios em dias mais quentes. Mas, no inverno, apesar do cabelo parecer mais domado, também é preciso dar atenção aos cuidados diários com as madeixas.

como cuidar dos cabelos no inverno por alessandra faria

No inverno, abusamos do calor do secador e da água nos cabelos.

O vento, o secador e a água excessivamente quente podem causar sérios danos aos fios. Eles ficam sem brilho, quebradiços e causando, inclusive, problemas no couro cabeludo.

Temperaturas baixas podem causar uma queda maior dos fios.

Nos dias mais frios e secos tanto a pele quanto seus anexos cutâneos (cabelos e unhas) ficam mais secos, opacos, sem vida e quebradiços. É importante dar uma atenção extra à hidratação, interna e externa.

Veja as 5 principais dicas de como cuidar dos cabelos no inverno:

  • Lave bem os cabelos: Algumas pessoas reduzem a frequência de lavar os cabelos. Segundo o tricologista e terapeuta capilar do Única Cabelo e Estética,  Arillson Christino os cabelos devem ser lavados pelo menos três vezes por semana, para eles ficarem mais fortes e mais protegidos até das quedas, comuns nessa época do ano.
  • Use água morna ou fria: Difícil seguir essa dica. hehehe Mas, sim, a água quente é inimiga da saúde do couro cabeludo e pele em geral. Evite água muito quente na hora do banho.
  • Use condicionador: Muitas pessoas dispensam o condicionador. Essa não é a melhor opção, principalmente no inverno. O condicionador fecha as cutículas dos fios, ajuda a pentear. Lembre-se que o condicionador deve ser aplicado do meio dos fios para as pontas e ser bem enxaguado. Use o que for adequado ao seu tipo de fio.
  • – Vale ressaltar aqui a importância da hidratação seja caseira ou no salão. Ela deve ser feita semanalmente ou a cada 15 dias, dependendo do tipo de cabelo. Utilize produtos de boa qualidade. Produtos naturais como óleo de coco e abacate também são ótimas opções.
  • Cuidado com o secador: no inverno usamos mais secador, até mesmo para evitar resfriados. Seque bem os fios com toalha e sempre use produtos com proteção térmica antes do secador.
  • Diminua o uso de acessórios: Como gostamos de acessórios de inverno, o uso de toucas, gorros, boinas e chapéus é intensificado. Mas, esses acessórios usados em excesso podem causar o aumentando da oleosidade do cabelo e facilitam o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo, ressalta Arillson Christino . 

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *