Dor no estômago e enjoos. Foi assim que um amigo meu se sentiu no momento do seu infarto.

Ontem tive a notícia de um amigo que sofreu infarto há duas semanas. Seus sintomas foram forte e crescente dor no estômago seguida de enjoos. No primeiro momento ele não deu importância para dor no estômago que começou como um mau estar de indigestão. Mas, como a dor foi se tornando aguda, ele foi para o pronto atendimento. O tempo para seu atendimento foi determinante para sua cura e hoje ele está passando bem.

Por coincidência, recebi essa pauta e me senti na responsabilidade de falar sobre esse assunto com vocês. Bora conferir.

Dor no estômago pode ser indicativo de várias doenças.

“As dores de estômago estão longe de ter somente uma causa. De acordo com o gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Eduardo Berger, realizar o diagnóstico correto é essencial para evitar confusão com doenças que tenham sintomas semelhantes.

O conselho do médico está relacionado a um incômodo comum, popularmente conhecido como dor na “boca do estômago”, localizada no ponto mais alto da região mediana do abdômen. Berger explica que nestes casos, pode haver um engano quanto ao motivo.

“Inúmeras situações clínicas provocam sintoma doloroso naquele local, o que confunde o paciente. O incômodo pode estar atrelado a problemas bíleo-pancreáticos, ou seja, no fígado, vesícula e pâncreas. Além disso, pode estar relacionado com problemas cardíacos e outras afecções digestivas, que envolve apendicite, verminose e outras doenças intestinais“, ressalta.

Para evitar um diagnóstico incorreto, observar as características da dor é o primeiro passo. Entre os pontos a serem questionados, segundo o médico, estão; a forma como o sintoma surgiu, o tipo, o ritmo, periodicidade e quais fatores o fazem melhorar ou piorar.

Somente após a confirmação de tratar-se de uma doença estomacal, é que os cuidados com alimentação e hábitos de vida serão aconselhados ao paciente. O gastroenterologista afirma que, realmente, na maioria dos casos, o consumo de café e álcool piora o quadro de saúde.

Na lista do que deve ser evitado está também o estresse, que segundo Eduardo Berger, aumenta a secreção gástrica e consequentemente eleva a dor. Mas além desse mal estar, a atenção deve ser ampliada a outros sintomas que podem surgir.

As lesões gástricas mais sérias comprometem sensivelmente a digestão. Então, uma perda acentuada do apetite, a sensação de plenitude muito precoce e os vômitos volumosos são sinais de alerta”, conclui.”

Importante então, não neglicenciar a dor no estômago e sendo observado sua rápido evolução, ir ao pronto atendimento de imediato e relatar como se seu sua evolução, pois:

Dor no estômago pode ser sinal de infarto agudo do miocárdio.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades. Conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações. Além de 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde – Hospitais, conquistado em 2017.

Fotos: reprodução.