Olá Queridas e Queridos!

Algumas tendências de inverno que fazem parte de um movimento de consumo mais duradouro.

São tendências de inverno que poderão usadas ao longo do ano e, provavelmente estarão de volta no inverno do inverno 2018.

O comportamento de consumo tem mudado muito nos últimos anos. A moçada mais jovem como a geração da minha filha de 16 anos tem um forma bem mais econômica e consciente de lidar com a moda e o consumo em geral. É uma galera minimalista, desencanada com relação ao visual, o que não significa sem personalidade ou estilo. São jovens que se preocupam em acumular mais experiências, menos coisas. Com isso, as tendências de moda vem se adaptando a esse movimento.

Em décadas passadas, as tendências eram fortíssimas e duravam apenas uma estação/coleção. Hoje, as tendências tem uma vida mais longa de até 5 anos. Mas, podem vir a se tornar um clássico, como a calça flare. Muito bem aceita no mercado nacional.

Eu chamo essas tendências mais longas de macrotendências. Todavia, ressalto aqui que as macrotendências “são grandes movimentos ou correntes socioculturais, que influenciam as sociedades, a cultura, o consumo, por períodos de tempo mais longos. São também chamadas de tendências de fundo, em sociologia. Já os modismos, as tendências de moda, o boom, etc. são tendências de ciclo curto.” (Trecho de uma entrevista do autor tirada do site: http://julianadornelles.com.br/texts/noticias_ver/id/232/  – Fonte) – Ou seja, as macrotendências são grandes movimentos que vão muito além da moda, pois englobam comportamento, consumo, produtos, artes, decoração, automobilismo. Enfim, o mercado em geral.

Mas, vamos lá. Falarei de macrotendência como o movimento de várias tendências que duram por mais tempo: de 3 a 5 anos. Elas são inseridas devagar no mercado de moda e a cada estação ganham mais adeptos e mais espaço.

Nos dois vídeos que vocês verão a seguir comento com minha amiga e entrevistada Lu Meneses sobre algumas tendências de inverno que estão fazendo esse movimento. Algumas já se firmaram no mercado como os ponchos e capas e outras estão no começo da caminhada como a calça maxi flare. São tendências de inverno que se tornaram atemporais, podendo ser usadas o ano todo.

O vídeo foi dividido em dois episódios, para não ficar cansativo. Assistam os episódios e deixem seus comentários. Lembrem de se inscreverem no meu canal no youtube e deixem o like, se gostarem, claro.

Vídeos produzidos por Lincoln Chessa.