Olá Queridas e Queridos!

A bagagem de mão e bagagem despachada tornaram-se itens de muita atenção após novas regras da Anac.

Com as novas regras, aumentou-se o peso permitido para a mala de mão para até 10 kg, porém extinguiu-se a franquia de 23 kg para a bagagem despachada. Portanto, é preciso levar apenas o estritamente necessário para que você não pague a mais por bagagem não utilizada. O normativo que trata das Condições Gerais de Transporte Aéreo (CGTA) é regido pela Resolução n° 400/2016, que define os novos direitos e deveres dos passageiros no transporte aéreo. (fonte)

bagagem_de_mão_bagagem_despachada_novas_regras_da_anac2

Para bagagem de mão, o volume não pode exceder a 115 cm, somando-se suas medidas de altura, largura e profundidade. Porém, as empresas tem o direito de determinar as medidas da bagagem aceita e a quantidade de volumes por pessoa. O peso deve ser de, no mínimo 10 kg, esse é o direito do passageiro. Fique atento e pesquise nos sites das empresas sobre o tamanho da bagagem de mão permitido.

O mesmo acontece com a bagagem despachada. As empresas podem cobrar tarifas diferenciadas para voos nacionais e internacionais. Assim como determinar o tamanho da bagagem e a quantidade de volumes que poderá ser despachado. Todas essas informações estarão no contrato de compra das passagens. É extremamente importante que você pesquisa antes e leia o que está no contrato de compra para não ter dor de cabeça na hora do embarque.

bagagem_de_mão_bagagem_despachada_novas_regras_da_anac

O valor cobrado pelas empresas para bagagem despachada para até 23 kg em voos nacionais varia de R$30,00 a R$60,00 na data de hoje. Esse valor varia de empresa para empresa e da forma como você compra o serviço. A tarifa mais barata é para compra pela internet e a mais cara para compra no guichê de checkin. Veja mais aqui e aqui.

Para bagagens que ultrapassem o peso, o valor cobrado é de acordo com o kilo e cada empresa tem liberdade de cobrar a tarifa mais conveniente. Para voos internacionais as empresas tem tarifas e políticas diferenciadas podendo até fornecer o despacho de até 23kg grátis. Ressalto que é muito importante que ao comprar suas passagens você verifique quais serviços estão incluídos, só assim você terá uma real cotação de preços praticados.

Para saber o que você pode levar na mala de bordo ou despachar no avião, clic aqui.

A resolução já mencionada, trata de vários outros temas como cancelamento de passagem, correção de nome errado. Para saber mais clic aqui e aqui.

Fotos: reprodução.