Olá Queridas e Queridos!
Olhos e suas cores raras ou vulgares me fascinam desde que me embrenhei no mundo da maquiagem e da imagem pessoal!
Dizem que os olhos são a janela da alma. Sempre gostei de olhar as pessoas nos olhos. Mas só depois de entrar para o mundo da maquiagem que percebi quantas nuances e quantos pigmentos um mesmo par de olhos pode ter.
A cor dos olhos é determinada pela melanina. Essa, por sua vez será determinada por uma junção de genes pelo longo de sua linhagem ou árvore genealógica. Você pode puxar a cor dos olhos de seu pai, mãe, avós e até bisavós, ou uma mistura de vários desses. Você pode até fazer uma estatística genética para saber a cor do olho de seu filho. Porém, na verdade, é Ele quem determinará qual a cor de suas janelas e quanto elas irão encantar as pessoas.
Antes de mostrar algumas das cores mais raras de olhos, vamos a algumas informações interessantes:
– Todo bebê nasce com uma cor de olho azul acinzentada indefinida que irá modificar nos primeiros meses de vida e determinar a cor definitiva;
– A íris é a parte colorida do olho. Ela tem uma orla, um círculo em sua volta que pode ter as cor diferente, exemplo: íris azul e orla acinzentada;
– É muito raro um olho ter a cor pura e límpida como os olhos ambar de minha filha Ana Clara. Geralmente os olhos tem rajadas de pigmentos diferentes que saem do centro da íris;
– Algumas doenças podem mudar a cor dos olhos ou acrescentar pigmentos diferentes à íris como glaucoma.
Bem, eu poderia ficar aqui falando de olhos para vocês por muito tempo. Mas, vou me ater a apenas algumas das cores mais raras de olhos pelo mundo. A primeira delas é a ambar. Sou fascinada por essa cor de olhos, principalmente porque tenho um exemplar em casa. hehehe
Essa é uma das cores mais raras. Mais rara mesmo que os olhos azuis. São mais comuns na Europa, partes da Ásia e no Brasil. Existe uma variação nos tons das cores de íris. Portanto, existem muitos tons de ambar. Conheço duas incríveis: a da Ana Clara é um ambar puxado para mel com orla marrom e a da Sara puxado para amarelo.
Olhos verdes e/ou azuis são um dos mais desejados, não é mesmo? São mais comuns na Europa norte e central, mas podemos ver também aqui no Brasil. Em casa também tenho exemplares de olhos verdes no meu filho do meio e em mim. Tenho olhos verdes com orla verde e vários pigmentos castanhos que saem do centro da minha íris. Os meus olhos mudam de cor facilmente de acordo com a cor do meu cabelo, da luz ambiente e da cor da roupa que estou usando. Meu filho teve olhos azuis até os 3 anos de idade quando começaram a aparecer pigmentos amarelos tornando-os verdes.
Já os olhos azuis descedem de um único ser que sofreu uma primeira mutação genética, lá nos primórdios. São mais comuns na Europa e em pessoas de pele clara e cabelos loiros. Mas, vem aumentando gradativamente o número de pessoas de pele escura com olhos azuis. Acho maravilhoso.
Entre os olhos azuis mais raros estão o turquesa – só vi pessoa em toda minha vida com essa cor; os azuis acinzentados e os acqua, tom azul bem clarinho.
Olhos negros são alguns dos mais raros do mundo. Muitas vezes confundidos com olhos castanhos escuros, os olhos negros estão presentes apenas em 1% da população. Olhos negros são enigmáticos, pois como a íris se confunde com a pupila (ou será que não existe a íris?…), seu portador pode facilmente mascarar suas emoções, tornando-se uma pessoa misteriosa.
Ainda existem muitas outras cores raras de olhos como o violeta, que é uma variação do azul que recebe rajadas avermelhadas, os tons de castanho rosado ou vermelho, muito comum em pessoas albinas.
Se você quiser saber qual maquiagem mais realça sua cor de olho, clique aqui.
Fotos: reprodução.