Olá Queridas e Queridos!

Olhos e suas cores raras ou vulgares me fascinam desde que me embrenhei no mundo da maquiagem e da imagem pessoal!

olhos_raros_olhos_ambar_por_alessandra_faria

Dizem que os olhos são a janela da alma. Sempre gostei de olhar as pessoas nos olhos. Mas só depois de entrar para o mundo da maquiagem que percebi quantas nuances e quantos pigmentos um mesmo par de olhos pode ter.

A cor dos olhos é determinada pela melanina. Essa, por sua vez será determinada por uma junção de genes pelo longo de sua linhagem ou árvore genealógica. Você pode puxar a cor dos olhos de seu pai, mãe, avós e até bisavós, ou uma mistura de vários desses. Você pode até fazer uma estatística genética para saber a cor do olho de seu filho. Porém, na verdade, é Ele quem determinará qual a cor de suas janelas e quanto elas irão encantar as pessoas.

Antes de mostrar algumas das cores mais raras de olhos, vamos a algumas informações interessantes:

– Todo bebê nasce com uma cor de olho azul acinzentada indefinida que irá modificar nos primeiros meses de vida e determinar a cor definitiva;

– A íris é a parte colorida do olho. Ela tem uma orla, um círculo em sua volta que pode ter as cor diferente, exemplo: íris azul e orla acinzentada;

– É muito raro um olho ter a cor pura e límpida como os olhos ambar de minha filha Ana Clara. Geralmente os olhos tem rajadas de pigmentos diferentes que saem do centro da íris;

– Algumas doenças podem mudar a cor dos olhos ou acrescentar pigmentos diferentes à íris como glaucoma.

Bem, eu poderia ficar aqui falando de olhos para vocês por muito tempo. Mas, vou me ater a apenas algumas das cores mais raras de olhos pelo mundo. A primeira delas é a ambar. Sou fascinada por essa cor de olhos, principalmente porque tenho um exemplar em casa. hehehe

Essa é uma das cores mais raras. Mais rara mesmo que os olhos azuis. São mais comuns na Europa, partes da Ásia e no Brasil. Existe uma variação nos tons das cores de íris. Portanto, existem muitos tons de ambar. Conheço duas incríveis: a da Ana Clara é um ambar puxado para mel com orla marrom e a da Sara puxado para amarelo.

olhos_raros_olhos_ambar_por_alessandra_faria

dicas-de-maquiagem-para-madrinhas 2

Olhos verdes e/ou azuis são um dos mais desejados, não é mesmo? São mais comuns na Europa norte e central, mas podemos ver também aqui no Brasil. Em casa também tenho exemplares de olhos verdes no meu filho do meio e em mim. Tenho olhos verdes com orla verde e vários pigmentos castanhos que saem do centro da minha íris. Os meus olhos mudam de cor facilmente de acordo com a cor do meu cabelo, da luz ambiente e da cor da roupa que estou usando. Meu filho teve olhos azuis até os 3 anos de idade quando começaram a aparecer pigmentos amarelos tornando-os verdes.

olhos_raros_olhos_verdes_por_alessandra_faria

batom_líquido_dance_with_me_mac_cosmetics_por_alessandra_faria

Já os olhos azuis descedem de um único ser que sofreu uma primeira mutação genética, lá nos primórdios. São mais comuns na Europa e em pessoas de pele clara e cabelos loiros. Mas, vem aumentando gradativamente o número de pessoas de pele escura com olhos azuis. Acho maravilhoso.

Entre os olhos azuis mais raros estão o turquesa – só vi pessoa em toda minha vida com essa cor; os azuis acinzentados e os acqua, tom azul bem clarinho.

olhos_raros_olhos_azuis_por_alessandra_faria

olhos_raros_olhos_acinzentados_por_alessandra_faria

Olhos negros são alguns dos mais raros do mundo. Muitas vezes confundidos com olhos castanhos escuros, os olhos negros estão presentes apenas em 1% da população. Olhos negros são enigmáticos, pois como a íris se confunde com a pupila (ou será que não existe a íris?…), seu portador pode facilmente mascarar suas emoções, tornando-se uma pessoa misteriosa.

olhos_raros_olhos_negros_por_alessandra_faria

Ainda existem muitas outras cores raras de olhos como o violeta, que é uma variação do azul que recebe rajadas avermelhadas, os tons de castanho rosado ou vermelho, muito comum em pessoas albinas.

Nastya Zhidkova, modelo russa, considerada a albina mais linda do mundo.

Se você quiser saber qual maquiagem mais realça sua cor de olho, clique aqui.

Fotos: reprodução.