Olá Queridas!

Todas as pessoas deveriam fazer uma limpeza diária dos olhos a fim de se evitar alergias oculares, síndrome do olho seco, blefarites e outras inflamações! Vocês sabiam disso?

como_fazer_a_correta_limpeza_correta_dos_olhos

Tenho observado que meus olhos estão mais secos que de costume, irritados e com coceira constante que piora após a retirada da maquiagem. Já procurei minha oftalmologista e como imaginava, o problema pode ter sido causado principalmente pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos (celulares, computadores e TV. Como blogueira vocês já devem saber que vivo conectada com alguma aparelho nas mãos e os olhos grudados na tela!). Mas, o problema também pode ter sido causado pelo uso de demaquilantes bifásicos (aqueles que contém silicone na fórmula), pois não lavo os olhos depois de usá-los e o silicone pode estar ficando retido nas pálpebras.

Preparem que lá vem texto, mas vale a pena toda leitura:

A maioria das pessoas acredita que lavar o rosto é suficiente para manter os olhos limpos. Entretanto, alguns indivíduos têm mais tendência para formação de terçol (processo inflamatório na borda da pálpebra), secreções e caspas na borda dos cílios. A maquiagem usada também deve ser completamente removida, pois as glândulas presentes na borda das pálpebras podem ser obstruídas, irritando a pele em volta dos olhos e prejudicando a qualidade das lágrimas.

A falta da higiene da pálpebra contribui para o ressecamento ocular ou Síndrome do Olho Seco. Essa é uma das condições mais comuns na oftalmologia e pode gerar processos inflamatórios graves que prejudicam toda a estrutura do olho, predispondo o paciente a infecções e que em última análise podem diminuir a qualidade da visão. Embora afete todas as faixas etárias, de acordo com um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)[i], as doenças da pálpebra ocupam o segundo lugar das principais causas de doenças oculares em crianças.

As inflamações mais comuns são as conjuntitives e as blefarites. A conjuntitive é uma inflamação na membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras, podendo ser aguda ou crônica, proveniente de várias causas e afetar um ou os dois olhos. Já a blefarite (caspa nos olhos) atinge as glândulas da borda palpebral, que produzem a gordura natural presente na lágrima. Pode haver presença de microorganismos, inchaço, vermelhidão e acúmulo de secreções na pálpebra.

A limpeza das pálpebras, principalmente da base dos cílios é extremamente importante para evitar infecções e inflamações palpebrais, para manter a qualidade da lágrima e, consequentemente, manter uma boa qualidade visual. Todos devemos disponibilizar um pouco do tempo para limpar as pálpebras. Da mesma maneira que lavamos os cabelos e escovamos os dentes, os cílios também devem ser limpos diariamente. Existem várias formas de realizar esta limpeza”, afirma a Dra. Luciene Barbosa, Chefe do Setor de Córnea e Doenças Externas da UNIFESP.

É recomendado que todas as pessoas façam a higiene ocular. Porém, algumas situações predispõem o paciente a maior necessidade de limpar os olhos, como terapia de reposição hormonal (homens e mulheres) ou desordens hormonais (deficiência andrógena e menopausa), alergia ocular, acne rosácea, psoríase, atopia, dermatite, caspa, pele oleosa, olho seco, usuários de lentes de contato, doenças sistêmicas como diabetes, artrite, disfunções da tireoide e hipertensão, uso de maquiagem ou cosméticos faciais.

Systane Lid Wipes

Pensando na praticidade da higiene diária dos olhos, a Alcon®, divisão de produtos oftalmológicos do Grupo Novartis e líder mundial em cuidados com os olhos, lança Systane Lid Wipes para limpeza da região das pálpebras e cílios.

Systane Lid Wipes é o único produto do mercado brasileiro indicado para higiene ocular e remoção da maquiagem dos olhos que vem em formato de lenços umedecidos, embalados individualmente, estéreis, para uso imediato e fáceis de transportar.

Limpar os olhos diariamente é tão importante quanto escovar os dentes. A higiene ocular ajuda a prevenir, tratar ou diminuir a intensidade das inflamações na área dos olhos, como alergias oculares, blefarites e o ressecamento ocular, por exemplo.

Segundo a Dra Luciene, “como a higiene ocular deve ser incorporada na rotina diária, esta limpeza deve ser fácil, eficiente, indolor, confortável e prática. Tudo isso podemos encontrar no Systane Lid Wipes. É um produto eficiente para limpeza palpebral, que não arde e é fácil de usar e transportar, tornando a rotina da higienização ocular algo bastante simples”.”

como_fazer_a_correta_limpeza_correta_dos_olhos2

Eu recebi o Systane Lid Wipes para testar e vou fazer um post futuro sobre demaquilantes sem silicone, onde contarei para vocês as minhas impressões sobre o produto.

Consulte sempre o oftalmologista. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar as diversas condições oculares.

Existem outros produtos no mercado destinados à limpeza ocular. São produtos relativamente novos e que são indicados pelos oftalmologistas. Veja mais a respeito neste link, aqui. No site do Dr. Drauzio Varella você também encontrará uma ótima reportagem sobre saúde e higiene ocular, aqui.

Sugestão de pauta enviada pela S2Publicom, com alterações da autora do blog.

Fotos: reprdução.