Olá Queridas!

Na coluna de Dicas de Maquiagem de hoje vou falar sobre os diferentes tipos de pele e ajudar vocês a identificar o seu, a fim de escolher a melhor base para sua cobertura.

cuidados-com-a-pele-na-adolescência

Uma bela maquiagem depende 70% de uma pele perfeita. Para se atingir este resultado é preciso escolher a melhor base para cada tipo de pele. Durante toda minha experiência como professora de maquiagem tanto na faculdade quanto nos meus cursos de maquiagem profissional, observei que boa parte das mulheres não sabe identificar os diferentes tipos de pele existentes. A maioria acha que sua pele é oleosa, devido ao brilho que esta apresenta.

Os diferentes tipos de pele são formados em virtude da maior ou menor atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, e do equilíbrio entre os elementos produzidos para formar o manto hidrolipídico (óleo, suor, água e sais).

A pele muda com a idade, clima, mudanças hormonais e também com stress. Outros fatores também influenciam no funcionamento e nas mudanças que podem lhe ocorrer, como: alimentação, sedentarismo, maus hábitos, sono inadequado, agressões do meio ambiente, hidratação física insuficiente, etc.

Para que a pele desempenhe suas funções corretamente e esteja sempre vistosa é necessário fazer diariamente os cuidados com a pele (aqui) usando produtos para limpeza de pele superficial (a profunda deverá ser feita com profissional habilitado).

As peles são divididas em quatro tipos que serão vistos a seguir. Porém, vale ressaltar que nenhuma pele é igual a outra, ou seja, existem infinitos tipos de pele.

Você poderá identificar seu tipo de pele apenas observando sua aparência e textura.

 Pele normal

Possui aparência radiante e homogênea, transmite suavidade. É lisa e aveludada. Sua produção de óleos é equilibrada, não apresentando manchas ou cravos. Seus poros são quase invisíveis e seu brilho é natural. É firme, elástica e com umidade adequada.

Não apresenta pontos de escamação ou oleosidade. No Brasil, porém, devido ao nosso clima, esse tipo de pele tende a apresentar uma leve oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), que pode ser disfarçada durante o dia, apenas com um papel absorvente pressionado nas partes mais brilhantes.

A pele normal, se bem cuidada, manterá sua aparência saudável por muitos anos, aparecendo manchas e rugas já em idade avançada.

Este tipo de pele requer cuidados diários como todos os outros. Aceita qualquer tipo de cobertura, sendo que, se for uma pele bem jovem, basta um pó compacto para se adquirir uma aparência natural.

tipos-de-pele-normal

Pele oleosa

Devido à produção excessiva das glândulas sebáceas, possui uma aparência extremamente brilhante todo o tempo, os poros são dilatados e muitas vezes há formação de cravos e espinhas, principalmente na zona T. Tem uma textura espessa, granulosa e irregular.

É uma pele sensível, tomando um aspecto avermelhado quando em contado com alguns produtos, os quais devem ser retirados do rosto imediatamente.

Em alguns casos, tem a tendência ao aparecimento de acne, que dependendo do grau, não aconselhado o uso de qualquer maquiagem (principalmente se houver pontos amarelos e pontos de infecção – pele acnéica). É mais comum na faixa dos 12 aos 35 anos de idade.

Devido ao excesso de óleo, tem um retardamento no aparecimento de rugas, mas quando isso acontece, estas são mais profundas.

Este tipo de pele precisa de cuidados especiais e uso de específicos produtos para pele oleosa. Também precisa de hidratação adequada para não se tornar numa pele oleosa, porém desidratada.

As melhores bases peles oleosas são as mais secas, livres de óleo em suas formulações e não comedogênicas. Os hidrantes e filtros solares devem ser em forma de gel, próprios para este tipo de pele. O uso de loções adstringentes é recomendado.

tipos-de-pele-oleosa

Pele seca

Possui uma aparência opaca e sem brilho, pouca elasticidade e ligeira descamação, transmitindo aspereza. Os poros são praticamente invisíveis. É pouco lubrificada e hidratada devido à menor atividade das glândulas sebáceas, pois existe um desequilíbrio entre componentes hidrolipídicos. Mais comum a partir dos 35 anos ou em pessoas de pele muita clara.

Tem como características gerais uma baixa tolerância às intempéries, causando desconforto, aparecimento precoce de manchas e rugas. Possui a tendência a repuxar (principalmente no inverno), vermelhidão e descamação. É muito sensível, sendo mais propensa às reações alérgicas.

Este tipo de pele necessita de cuidados diários e hidratação constante. Os hidratantes devem ser em forma de creme, ricos em óleo. O uso de filtro solar é imprescindível.

A maquiagem ideal é uma cobertura um pouco mais espessa, porém líquida e hidrante.

tipos-de-pele-seca

Pele mista

É o tipo de pele mais comum no Brasil, devido ao clima e à mistura étnica.

Tem como características gerais diferenças marcantes entre a zona T, que apresenta grande produção de óleo e características da pele oleosa e as demais áreas do rosto que podem apresentar características da pele normal ou seca.

Esse tipo de pele requer cuidados e produtos como os da pele oleosa.

tipos-de-pele-mista

Fotos: reprodução.

Obs.: Só para constar, não sou dermatologista, muito menos especialista em peles. Meu conhecimento é fruto da minha vasta experiência como maquiadora e como professora de maquiagem em ambiente acadêmico.