Olá Querido(a)s!

Hoje na coluna de dicas de moda masculina, vejam como identificar um terno clássico, como deve ser seu corte e quando deve ser usado.

moda-masculina-terno-clássico2

Na semana passada falei sobre alguns trajes masculinos de gala como o smoking e o fraque, ficando para um post exclusivo o terno clássico, o traje masculino mais usado no Brasil para eventos semi formais e formais.

As diferenças entre os tipos de terno se encontram na lapela, no abotoamento, na fenda das costas e no corte mais reto ou mais acinturado. Podemos encontrar o clássico ou americano que apresenta apenas uma fenda nas costas e lapela mais fina e com ponta, corte mais reto e confortável, o inglês que tem o corte levemente acinturado, lapela mais fina, bolso com aba e duas fendas atrás (eram usadas para passeios a cavalo) e o americano, um corte que tem sido muito preferido pelos brasileiros, é bem moderno. Seu corte é mais seco, mais justo ao corpo,  é acinturado, mais justo no ombro e nas coxas, lapela mais larga e pontuda, bolso sem aba, e corte sem fenda atrás. (fonte, com alteração da autora)

Abaixo, uma lapela de terno clássico e outra de terno italiano.

moda-masculina-terno-clássico-lapela

Fendas do terno inglês e fenda do terno clássico.

moda-masculina-terno-clássico-fendas

Terno clássico completo.

moda-masculina-terno-clássico3

Abaixo, o primeiro terno é um clássico e o segundo é um terno italiano. Em qualquer situação, abotoe sempre, apenas o botão do meio do paletó.

moda-masculina-terno-clássico4

Como saber se o terno está no tamanho certo? Veja a imagem abaixo:

moda-masculina-terno-clássico

A imagem é auto explicativa, né? Mas, vamos lá:

– o ombro deve ficar no tamanho exato do seu, sem ficar enrugando ou dando dobras;

– a manga do paletó deve mostrar um dedo da manga da camisa. Dobre o braço ao experimentar o terno, se o paletó mostrar todo o punho da camisa, ele está pequeno. Esta também não pode ficar sobrando tecido.

– o colarinho da camisa deve ficar um dedo acima da gola do paletó. Ambos devem estar justos à nuca, sem excesso ou dobra de tecido.

– a calça deve tampar metade do sapato. A meia escolhida deve ser da cor do sapato. Este sempre com solado de couro e de amarrar.

Agora é só escolher o modelo que mais te agrada, lembrando que os ternos italianos valorizam os mais magros e o clássico valoriza todos, sendo a melhor opção para os mais cheios.

Fotos: reprodução.