Olá Queridas!

O post de inspiração para esta semana é a campanha de vacinação contra HPV 2014 que teve início no dia 10 deste mês. Leve sua filha de 11 a 13 anos para tomar a primeira dose.

vacinação conta hpv

Começou em todo território brasileiro, desde a segunda-feira passada, a campanha de vacinação contra o vírus HPV, responsável pelo câncer do colo do útero. Este é a segunda causa de morte por câncer em mulheres (a primeira é o câncer de mama, leia mais). Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo mundo e ambos estão incluídos na vacina HPV quadrivalente.

Nesta campanha, a vacinação contra hpv está acontecendo nos postos de saúde e também nas escolas públicas e privadas com data e hora marcadas. As escolas estão enviando uma circular para as famílias informando quando acontecerá a vacinação e dando informações sobre a mesma.

Esta é a primeira parte da campanha, ou seja, a primeira dose. Após seis meses da primeira vacina, deverá ser ministrada a segunda dose e após 5 anos desta, a terceira e última dose. Somente neste momento a menina estará imune à doença. Este intervalo de vacinação é o protocolo do governo, porém uma bióloga me informou um protocolo um pouco diferente. Vale a pena pesquisar sobre o assunto, conversar com o médico de sua filha e, se necessário, pagar a terceira dose da vacina com intervalo menor.

Ontem teve vacinação na escola de minha filha. (a foto foi tirada após ela ter recebido a vacina, em uma simulação)

vacinação conta hpv1

Não deixe passar batido, leve sua menina e cuide da saúde de sua princesa.

Fotos: reprodução e Alessandra Faria.