Olá Queridas!

Com o “efeito viral” dos tutoriais de maquiagem, (feitos na maioria das vezes por leigos) da internet, muitas mulheres se tornaram “experts” no assunto. Para dar uma forcinha vou listar quais são os 10 piores erros de maquiagem; com uma visão profissional.

Adorei esta foto. Ela resume tudo que está escrito a seguir.
Adorei esta foto. Ela resume tudo que está escrito a seguir.

1) A pele é o ponto mais importante da maquiagem. Um dos piores erros é não preparar devidamente a pele utilizando-se de produtos de limpeza, primer, corretivo e uma boa base adequada ao seu tipo – veja mais sobre este assunto aqui.

2) Errar o tom da base. A base deve ser escolhida de acordo com a cor do rosto, do pescoço e do colo. O tom deve ser igual ao da pele, lembrando que se você for fotografada com uso de flash direto, o ideal é que o tom da base seja um tom acima da sua pele.

piores erros de maquiagem base errada

3) Exagerar no pó iluminador HD. Este pó branco quando bem utilizado ajuda a disfarçar pontos depressivos do rosto como olheiras e formato. Para evitar este efeito panda às avessas (aqui) basta esfumar bastante o pó e aplicar um pó da cor da pele por cima.

piores erros de maquiagem nicole-kidman-erros-maquiagem-714667

4) Exagerar no pó iluminador ou no bronzer. O pó iluminador pode rejuvenescer uma mulher em alguns anos (veja aqui), mas seu excesso faz efeito contrário. O mesmo acontece com o pó bronzeador. Se você perceber que pesou na mão, passe uma esponja limpa e seca em toda pele para retirar o excesso e aplique seu pó facial opaco em todo rosto.

piores erros de maquiagem excesso bronzeador

5) Excesso ou aplicação incorreta do blush. O blush serve para dar um rubor natural à face, portanto aplique com moderação, no sentido da têmpora para o nariz, em cima do osso da face (zigomático) acompanhando seu formato. O blush deve “parar” 2 dedos antes do nariz. (para corrigi-lo, faça como no item anterior).

6) Excesso de cor. É possível chamar a atenção de até 2 pontos expressivos do rosto como olho preto e boca vermelha. Mas, cor deve ser utilizada em apenas um ponto. Ex.: se você usar sombra azul, aplique blush pêssego e batom rosa boca.

piores erros de maquiagem excesso de blush christina-aguilera-blush

7) Sombras muito coloridas ou maquiagem muito marcada. Na auto maquiagem é mais difícil ter posição e visão do todo portanto, é melhor usar tons neutros e maquiagem moderada para não correr o risco de sair de cada igual uma palhaça. Deixe a maquiagem ousada para os profissionais da área.

8) Batom em cor errada, mal aplicado ou sujando os lábios. A cor do batom deve “conversar” com a cor da sombra (se você usou sombra quente nos olhos, opte por uma cor quente na boca). Verifique se aplicou o batom devidamente no contorno dos lábios, se necessário, utilize um lápis de boca para facilitar o desenho. Para o batom não sujar os lábios limpe sua parte interna em papel absorvente.

piores erros de maquiagem batom errado

9) Máscara de cílios borrada. Ao finalizar sua maquiagem, observe se tudo está ok. Se não há nenhum borrão, principalmente de máscara de cílios. Caso tenha algum, utilize uma haste flexível seca para retirá-lo. Se sua máscara embolar ou ficar exagerada nos cílios, utilize o pente de cílios para corrigir.

10) Cílios postiços exagerados. Estes dão um up na maquiagem deixando qualquer mulher uma diva contudo, não devem se destacar mais que olhos, devem parecer naturais como se fossem seus. Procure dentre os vários modelos oferecidos no mercado, aqueles que completarão seus cílios naturais na medida.

piores erros de maquiagem excesso de cílios

Fotos: reprodução.

10 Replies to “Os 10 piores erros de maquiagem.”

  1. achei muito interessante o post, realmente alguns detalhes passam despercebidos… acho que o problema hoje é que todo mundo virou maquiadora na internet, e aí a gente se depara com cada coisa incrível.
    Grande beijo! :)

  2. e voces deram dicas boas e mi deu uma dica boa que e o corretivo que deve ser da cor da minha pele continuei dando mas dicas bjsssssssssssssssssssssssssssssss

  3. Alê, sempre que vejo essas imagens do iluminador (efeito panda às avessas) da Nicole Kidman, fico achando que é pegadinha! Não é possível, não dá pra acreditar…. rs! Acho que o erro que mais vi até hoje é o blush em excesso, tipo tapa na cara, ou festa junina.

    Abraços!

Comments are closed.