O vestido de lastex é umas das principais peças da primavera verão 20/21.

O lastex é um tipo de fio elástico envolto em fios de lã, rayon, seda ou algodão. Foi introduzido na moda no início do Século XX, principalmente na moda íntima como cintas e espartilhos. Logo após migrou para as roupas de banho da época, daí para roupas infantis. Em 1960, o lastex ganhou a moda feminina nos modelos de batinhas e roupas tipo ciganinha. (fonte) Ele era usado para marcar cintura, ombros, punhos. Mas, também usado em todas as direções para criar movimento, volumes e babados diversos.

O lastex na minha infância

É incrível, mas me lembro das revistas de moda de minha mãe que datavam dessa época. ela tinha coleções de revistas que vinham com os moldes como a Manequim. Quando criança, minha maior diversão era folhear aquelas revistas já velhas, pois nasci em 1969. Me lembro bem da moda do final dos anos 60, início dos 70. Confesso que quando criança não gostava muito que minha mãe usasse o lastex em minhas roupas. Ele me “pinicava” um pouco. hehehe

O vestido de lastex em 2020

Hoje, o lastex retornou à moda, assim como outros aviamentos das décadas de 60 e 70. Perfeito para o momento mais caseiro que vivemos, o lastex vem para dar forma aos tecidos leves e fluidos de verão. Numa moda descomplicada, confortável e acessível. Vestidos de ombro a ombro, marcação na cintura, busto e punhos são o que mais veremos nos próximos meses.

Vestido longo de lastex

Por isso escolhi o vestido de lastex longo em algodão para este look do dia. O modelo de decote reto e alças amarradas no tecido listrado é a reencarnação da moda do final da década de 60/70. Me senti dentro de um túnel do tempo ou de uma revista de moda antiga. Para completar esse look levinho e jovial usei mix de acessórios em prata. Detalhe da corrente colorida, uma outra tendência forte da estação. Para completar, papetes prata.

Fotos: Ágata Reis.