Olá Queridas!

Hoje vou falar sobre um tema de minhas palestras e uma dúvida muito comum entre o público: como se vestir para entrevista de emprego.

como se vestir para entrevista de emprego

As pessoas tem consciência de que o primeiro encontro de uma relação, seja ela pessoal ou profissional, é o mais importante e que a imagem pessoal é decisiva numa entrevista de emprego. Mas, a grande dúvida é: qual a melhor roupa para se impressionar o entrevistador ou ainda, passar a mensagem de modo a satisfazer suas necessidades.

Antes de pensar no look a ser utilizado no dia da entrevista é extremamente importante se preparar adequadamente para a mesma. Pesquisar e conhecer a história e a imagem da empresa, sua missão e as obrigações do cargo almejado, faz com que o candidato se sinta mais seguro e ganhe pontos com relação ao concorrente.

Seguem algumas dicas de como se preparar e se portar em uma entrevista:

– Faça seu currículo contendo apenas informações tenham a ver com o emprego em questão.
– Marque o horário da entrevista e não se atrase. Para evitar quaisquer transtornos, faça o trajeto até a empresa no dia anterior para verificar o tempo gasto necessário para chegar até o local. Atrasos em entrevista de emprego são determinantes para perder a vaga.
– Ao chegar na empresa seja educado e cortês com todos os funcionários com os quais encontrar, pois poderão vir a ser seus colegas de trabalho.
– Durante a entrevista seja claro e objetivo em suas respostas. Evite frases negativas e reclamações pessoais ou profissionais. Não deixe que a entrevista vá se direcionando para sua vida pessoal. Se for perguntado porque saiu do emprego anterior, diga a verdade, porém, nunca fale mal de sua ex empresa e empregadores. Lembre-se de desligar seu celular antes de entrar na sala.
– Um simples aperto de mão diz muito sobre você. Um aperto de mão firme, na vertical e rápido, acompanhado de um sorriso e olhos nos olhos, passa a impressão de que você está seguro e confiante.
Policie sua postura. Mantenha-a aberta, positiva e ereta durante toda entrevista. Evite tiques, trejeitos ou excesso de gestos, que denuncie seu nervosismo.
– Ao final, agradeça e saia sem demora, deixando claro que aguarda uma resposta.

Agora, vamos ao que interessa: como se vestir para entrevista de emprego.

No geral, evite: excesso de acessórios, elementos muito fashion ou ousados, perfume forte, excesso de produção (look muito elaborado).
Para mulheres: evite roupas muito sensuais (decotes, transparências, justos e curtos), unhas e batom vermelhos, excesso de cores e estampas. Uma roupa mais básica e clássica é o ideal como uma calça de alfaiataria que pode ser em tecido nobre ou esportivo (vai depender do emprego em questão), uma camisa bege, nude ou branca em seda ou tricoline (pode ter um corte simples ou mais moderno). Os acessórios serão responsáveis por dar mais personalidade ao look, como abaixo: optei por um scarpin preto com salto mais elaborado, lenço de leopardo, brincos coloridos porém, discretos e bolsa com corte moderno. Percebe como os acessórios são atraentes, mas discretos? Não se esqueça de se maquiar adequadamente (veja maquiagem para o trabalho aqui), pois esta conta pontos durante a entrevista.

 

entrevista de emprego

– Para os homens: O look masculino é mais simples de ser produzido e vai depender do emprego e da empresa. No geral: faça a barba horas antes da entrevista, evite loções com cheiro forte, corte o cabelo no dia anterior, se sua pele for muito oleosa, aplique uma loção antibrilho ou um pouco de pó facial no rotos (veja sobre maquiagem masculina aqui). Opte por um look básico e sóbrio, deixando transparecer um pouco de seu estilo e personalidade nos acessórios, como um lenço colorido no bolso, uma gravata um pouco mais ousada.

como-se-vestir-para-entrevista-emprego-homem-

Fotos: reprodução.

Este texto, assim como todos os outros publicados neste blog são de minha autoria e todos os direitos autorais são reservados a autora. Qualquer reprodução ou distribuição sem minha permissão é considerado plágio e o reprodutor está sujeito às penas da lei correspondente.

2 Replies to “Como se vestir para entrevista de emprego.”

Comments are closed.