Olá Queridas!

Vocês sabiam que teve momentos na história humana nos quais a maquiagem masculina era mais comum na sociedade do que a maquiagem feminina?

Maquiagem-masculina-passo-a-passo

A história da maquiagem se confunde com a própria história da evolução humana. Desde que o homem das cavernas, quando o homem começou a observar o seu entorno e perceber a diferença entre cores e texturas dos animais e plantas e teve a necessidade de se comunicar visualmente, fazendo então, as pinturas rupestres.

Durante sua evolução, a maquiagem foi utilizada de várias formas para diversos fins: proteger os olhos do sol, diferenciar classe social; tanto por homens, quanto mulheres e crianças; ora pelos ricos, ora pelos pobres; em grande quantidade, em pouca quantidade; à base de produtos nocivos à saúde, ou não.

Na Idade Média, a maquiagem foi banida pela Igreja Católica. No Renascimento, ela volta à vida da sociedade porém, utilizada pelos homens.

A partir da década de 20, a maquiagem ganhou muito espaço no mercado, sendo utilizada para realçar a beleza da mulher, e como artifício para valorizar a imagem pessoal feminina, havendo uma discriminação do seu uso para os homens.

No mundo contemporâneo, o homem começa a ver a beleza e seus cuidados não apenas como um privilégio feminino. O aumento do uso de cosméticos pelo público masculino cresceu consideravelmente nos últimos anos. Hoje já existem muitos produtos no mercado, desenvolvidos especialmente para esse nicho de mercado.

A maquiagem está começando a ser vista por todos como um “acessório” que pode ser utilizado também pelos homens sem denegrir sua imagem de “macho” na sociedade. Por isso decidi fazer esse post hoje, para ajudar àqueles que queiram fazer uso de maquiagem em alguma situação especial, ou até mesmo no seu dia-a-dia.

Antes, valem algumas considerações como relação à maquiagem masculina:

A pele masculina é muito mais oleosa, sensível e sua mais que a feminina, sendo necessário o uso de produtos específicos para sua preparação;

– A maquiagem masculina, diferente da feminina, deve apenas valorizar a pele e nunca ser percebida pelos seus observadores;

Não é aconselhável fazer a maquiagem logo após se barbear. O ideal é esperar um pouco para a pele se acalmar.

1º Passo – Preparação da pele (considerando que a barba já esteja feita e/ou aparada, os pelos do nariz e orelha cortados e as sobrancelhas acertadas):

Limpe a pele com sabonete ou loção, tonifique e hidrate, com produtos livres de óleo, próprios para pele oleosa. Aplique o filtro solar e uma uma loção matificante ou primer, que garantam uma pele seca o máximo de tempo possível.

maquiagem-masculina-alessandra-faria-linha-mkmen-

2º Passo – Correção:

– Aplique corretivo líquido no tom de sua pele, nas olheiras e em alguma espinha ou mancha. Aplique, em pouca quantidade, e esfume dando toques com o dedo anelar até desparecer qualquer linha demarcatória entre o produto e a pele.

3º Passo – Cobertura:

– Aplique base líquida sem óleo, com pincel próprio, em pouca quantidade, em todo rosto. Para deixar a base mais fluida, molhe o pincel ou esponja. Aplique a base até a raiz dos cabelos e abaixo da linha do queixo. Pegue o pincel de pó sem produto, e passe-o em todo rosto em movimentos circulares para retirar e homogeneizar a cobertura. Se preferir uma cobertura bem seca e leve, aplique apenas base em pó mineral por todo rosto e vá dosando a quantidade de produto desejada.

maquiagem-masculina-alessandra-faria-base-face body mac

Base líquida Face and Body Mac.
mineralpowder

Base em pó mineral Mary Kay.

– Aplique pó facial ou compacto, em pouquíssima quantidade, em todo rosto, começando da zona T para as extremidades (testa, nariz e queixo).

– Aplique um pouco de pó na pálpebra superior para uniformizá-la ao resto do rosto.

– Na boca, apenas aplique um protetor labial sem cor e retire o excesso de brilho.

4º Passo – Finalização e retoques:

– Para finalizar penteie as sobrancelhas, os cílios, a barba, cavanhaque e bigode, se tiver.

-Durante o dia, se sentir necessidade, retoque o pó. Pressione um papel absorvente em todo o rosto e reaplique o pó, em pouco quantidade. Para ter um melhor cuidado com a pele, o pó deve ter protetor solar ou ser um protetor em forma de pó.