Olá Queridas!

Minhas amigas sempre me perguntam como consigo passar um batom perfeito que fica, além de bonito, mais duradouro independente da marca.

Para que um batom fique bem aplicado é necessário preparar os lábios, aplicar uma boa quantidade de massa e respeitar ou corrigir o desenho da boca corretamente.

como aplicar um batom perfeito alessandra faria estilo e maquiagem

Primeiro Passo: Hidratação.Á mucosa labial é super sensível, portanto é importante deixar os lábios sempre hidratados. Para isso você pode utilizar produtos próprios como protetores labiais, bálsamos e cremes. Fazer uso constante de batons hidratantes também ajuda. Se os lábios estiverem muito ressecados, utilize um exfoliante próprio e depois hidrate.

O seu hidratante labial poderá conter princípios ativos que ajudam na prevenção ao envelhecimento precoce, retardando o aparecimento de sulcos labiais que fazem o batom migrar para fora da boca.

Segundo Passo: Preparação dos lábios.

Aplique a cobertura utilizada na pele (base, corretivo ou pó) em cima dos lábios, para ter maior fixação do batom e para esconder o desenho natural da boca.

Terceiro Passo: Redesenhando os lábios.

Se for necessário fazer uma correção de lábios, utilize um lápis de boca para fazer novo contorno. A cor do lápis de boca deve ser da cor exata do batom ou cor de boca.

Comece o desenho pelo lábio inferior, a partir do centro e depois, dos cantos para o centro. Faça o biquinho do lábio superior e depois trace o desenho do canto até o biquinho. Esfume o traço com contonete ou pincel para dentro dos lábios.

como aplicar um batom perfeito3

Último Passo: Aplicando o batom:

Depois de redesenhar os lábios, preencha-os com o batom escolhido. Você poderá aplicar o batom com:

– Pincel próprio, deixando a cor homogênea e duradoura. Para isso raspe a bala do batom com a lateral metálica do pincel, deposite um pouco de massa no dorso da mão. Derreta o batom com o pincel e vá aplicando generosamente por todo lábio.

como aplicar um batom perfeito2

– Com a própria bala do batom. Deslize a bala suavemente por todo o lábio em movimentos de vai e vem, várias vezes.

– Com a ponta do dedo anelar, deixando a boca bem suave e natural. Passe o dedo na bala do batom, absorvendo um pouco de massa, aplique nos lábios dando pequenas batidinhas.

Algumas dicas:

– Batom cor de boca não interfere no seu tamanho ou formato, nem na cor dos dentes;

– Batom claro e cintilante aumenta os lábios. Batom escuro e opaco, diminui os lábios;

– Brilho labial e gloss dão volume aos lábios;

– Boca bege pálida não altera a cor do batom. Boca pigmentada (roxa, marrom, vermelha) deixa a cor do batom mais clara;

– Batom marrom, cobre e dourado são muito chiques, porém envelhecem e deixam a aparência dura e os dentes amarelados;

– Batons rosa, laranja e coral, rejuvenescem;

Todas podem usar batom vermelho, desde que observada cor da pele. É super chique e sensual, realça o sorriso e deixa os dentes brancos;

– Para uma boca mais cheia e sexy, aplique com pincel de blush um pouco de pó iluminador Irisdicent Powder da Mac. Dê umas duas pinceladas sobre os lábios e depois aplique o batom;

– Para uma boa distribuição do batom, depois de aplicá-lo aperte os lábios um no outro, sem esfregá-los;

– Para dar um efeito mais cintilante ao batom aplique brilho labial ou gloss. Eu prefiro utilizar batons de efeito, são claros e cintilantes, ou pó iluminador para dar brilho. Pode-se aplicar somente no centro, projetando a boca para frente, ou em todo lábio;

– Para que os dentes não se sujem de batom, após sua aplicação, coloque um papel absorvente entre os lábios e pressione apenas com a parte interna;

– Para deixar o batom opaco e aumentar sua duração, aplique com pincel de pó, pó facial ou compacto.

Este post continuará na próxima semana com a identificação e correção dos formatos de boca.

Se você gostou deste post, deixe um comentário.

Fotos: Reprodução.

12 Replies to “Dicas de maquiagem: Como aplicar um batom perfeito.”

  1. Existe alguma dica para os vestígios do pó que a gente usa para fixar o batom, antes ou depois de aplicá-lo, não acumulem nos sulcos dos lábios, deixando a boca listrada (a cor do batom e as listrinhas de pó dentro dos sulcos)?

  2. Oi Pri. Para não ficar excesso do pó nos lábios, vc deve hidratá-los primeiro, depois com o pincel de blush pegue pouco pó, retire o excesso e dê leves batidinhas nos lábios, depositando pouco produto. Aperte os lábios um no outro para homegeinizar a quantidade de produto. Desta forma não haverá excesso de pó marcando os sulcos labiais.

  3. Aprendi a usar e aplicar batom com vc alessandra.

    Como sempre seus post são perfeitos .

    Bjão

  4. Pra mim, a dica mais importante é a hidratação. Lábios secos e rachados acabam com a beleza de qualquer batom!

    1. Karlinha, obrigada pela visita.
      Também estou querendo uma. Será que rola?
      Bjos

  5. Olá Rejane, as fotos são meramente ilustrativas, fruto de pesquisa no google. Não tem como saber.
    Bjos

Comments are closed.