Olá Queridas!

Uma das grandes dúvidas das minhas alunas desde que comecei a lecionar maquiagem é como aplicar blush corretamente.

piores erros de maquiagem excesso de blush christina-aguilera-blush

Blushes aplicados de forma incorreta podem deformar o formato natural do rosto. Por outro lado, aplicá-lo no local correto, mas em grande quantidade ou em cores inadequadas pode deixar a usuária com cara de “palhaça, de festa junina ou de chinelada”. rsrs

Primeiro, esqueçam tudo que já viram por aí sobre como aplicar blush de acordo com o formato do rosto. Este tipo de estudo só serve para confundir os leigos e enlouquecer os profissionais. Basta observar o desenho natural do rosto e valorizar seu formato de acordo com o jogo de luz e sombra (aqui).

O formato do rosto é definido basicamente, pelo formato de seus ossos e músculos. Um destes ossos é o nosso ponto de partida para aplicação do blush, ele se chama zigomático (veja no desenho abaixo).

como aplicar blush corretamente zigomático

O zigomático tem um formato levemente diagonal. O blush de coloração (que deve ser sempre rosado, pois esta cor é que dá jovialidade ao rosto, por isso o blush Orgasm da Nars faz tanto sucesso) deve ser aplicado no ponto mais frontal do osso, no alto da maçã; aquele lugar que fica corado quando ficamos tímidas ou tomamos muito sol. O blush de contorno, que deve ser opaco no tom de pele mais escuro, deve ser aplicado logo abaixo do rosado, no espaço entre o zigomático e a mandíbula, para dar profundidade ao rosto e salientar ainda mais as maçãs. Ele deve ser aplicado a partir da orelha em direção à boca e deve parar 2 dedos antes da mesma e 2 dedos antes da linha inferior da mandíbula. O iluminador deve ser aplicado acima do blush rosado.

Esta é uma regra bem geral, uma vez que afinamos todos os rostos. Somente se a pessoa tiver o rosto muito fino, o blush deve ser aplicado mais horizontalmente. Se a pessoa tiver a maçã muito saliente, o blush de contorno deve ser em cima do rosado e aplicado em pouco quantidade.

Nas fotos abaixo dá para ver onde deve ser aplicado cada produto. As cores utilizadas devem ser esfumadas tendo suas bordas fundidas uma na outra.

Esta ilustração que encontrei no Pinterest mostra bem onde aplicar cada um dos produtos: iluminador, blush de coloração e blush de contorno.
Esta ilustração que encontrei no Pinterest mostra bem onde aplicar cada um dos produtos: iluminador, blush de coloração e blush de contorno.

dicas de maquiagem jogo de luz e sombra

cursos de maquiagem profissional em BH alessandra faria

 Não sei se esclareci ou confundi a cabeça de vocês. hehehe

Qualquer dúvida podem deixar nos comentários ou me contratar para um curso de maquiagem em BH ou para uma consultoria de maquiagem.

Fotos: reprodução e a última é minha.

One Reply to “Dicas de maquiagem: como aplicar blush corretamente.”

Comments are closed.