Olá Queridas!

O post de hoje é mais um relato da minha saga de gestação e pós parto e o tema é a diastase ou diástase. Fiz um apanhado de informações no Google Acadêmico para explicar para vocês o que é, complicações e tratamentos.

Durante a gestação, o estiramento da musculatura abdominal é indispensável para permitir o crescimento uterino, ocorrendo, portanto, uma separação dos feixes dos músculos retos abdominais (fonte)” que tem como funções “flexionar e dar apoio a coluna, sustentar a massa visceral, auxiliar na expiração forçada, etc. O útero grávido em crescimento não apenas estira os músculos abdominais, como devido á frouxidão da linha alba e dos retos abdominais separados, deixam um espaço de mais ou menos 1 a 3 cm entre os dois ventres do músculo reto abdominal no final da gestação, chamado de diástase. As fibras musculares abdominais encompridam e, como a linha alba se separa (diástase), o abdômen protrai a partir das 20 semanas, para acomodar o feto em crescimento. A involução do útero (após o parto) geralmente termina em cerca de catorze dias, mas os músculos abdominais podem levar até seis semanas para retornar ao estado pré-gestacional e seis meses até que a força total retorne (Thomson et al, 1994) (fonte)“.

pós parto Tupler_diastase1

Logo após o parto toda mulher terá uma diástase visível de 2 a 3 cm que pode ocorrer acima ou abaixo do umbigo. Esta diástase não causa problemas para mulher e mesmo depois de reabilitados os músculos ficarão separados entre 1,5 a 2 cm, ou seja, o corpo pós parto nunca será igual ao corpo pré gravidez (veja aqui). O importante nestes casos é manter os músculos retos, mesmo que ainda estejam com essa pequena abertura.

Em alguns casos de diástases menores, fazer exercícios físicos acompanhados por um fisioterapeuta, dá excelentes resultados. Mas, em casos de grandes aberturas e desalinhamento muscular é necessário fazer a sutura dos músculos. Foi o que aconteceu comigo.

Na minha segunda gravidez engordei 20 kg. Durante o parto perdi 10 kg e mesmo fazendo exercícios físicos (sem acompanhamento) e tentando manter uma alimentação balanceada não conseguia perder peso e mantinha uma barriga estranha, abaulada e pontuda que parecia uma gravidez (hoje sei que esta barriga de diástase se chama barriga da mamãe). Além disso, tinha alguns desconfortos:  sentia enjoos frequentes; não conseguia abaixar ou fazer qualquer movimento que comprimisse a barriga, pois sentia dores e ânsia de vômitos; sentia dores abdominais constantes e sem motivos; prisão de ventre excessiva; lombalgia; e minha barriga inflava no decorrer do dia, à noite ela estava o triplo do tamanho.

diastase no pós parto
Olha o tamanho dessa barriga 5 meses após o parto do meu segundo. 10 kg a mais, com manchas de gravidez e cabelo detonado pelas alterações hormonais. Não reparem no look, quem nunca cometeu um deslise fashion que me atire o primeiro scarpin.

Insatisfeita com minha aparência procurei ajuda de um personal trainer e uma nutricionista. Levei mais 3 meses, após o início do processo, para começar a perder peso. Nesta época, fazia drenagem linfática com a esteticista Renata Brito e foi numa das sessões que ela detectou a minha enorme diástase (uns 5 cm) e me orientou procurar um médico. Fui ao meu cirurgião plástico e ele confirmou que meu caso era cirúrgico e que não era só a diástase, mas também uma hérnia de umbigo, uma das consequências da separação muscular.

abdominoplastia sutura dos músculos abdominais diastase no pós parto
A cirurgia que fiz foi bem parecida com essa.

Durante 8 meses me preparei para a cirurgia; perdi 11 kg e fortaleci meus músculos. Fiz a cirurgia em julho de 2010 compreendendo a sutura dos músculos abdominais, a hérnia de umbigo e uma abdominoplastia (retirada do excesso de pele). O pós operatório foi tranquilo e a recuperação foi rápida. O resultado foi excelente! Mas, após 43 dias da cirurgia fiquei grávida da minha última, mesmo tendo feito laqueadura de trompas. Essa, é história para outro post.

Moral da história:

– Use a cinta no pós parto conforme orientação do seu médico;

– Faça exercícios físicos e acompanhamento nutricional durante a gravidez, sempre sob orientações do seu GO;

– Se você se sentir desconfortável com seu corpo no pós parto, procure seu GO e peça-lhe orientações e informações sobre suas mudanças físicas e anatômicas;

– Prepare-se para ter um novo corpo após o parto.

Imagem: reprodução.

Foto: Vladimir Guimarães.

33 Replies to “Diastase durante a gravidez e no pós parto.”

  1. Olá! Fiquei curiosa pra saber como foi engravidar apenas com pouco mais de um mês após a abdominoplastia! Como foi o crescimento da barriga no local dos pontos? Depois do parto os resultados obtidos pela plásticas continuaram os mesmos ou a flacidez voltou? Espera que tenha ficado tudo bem! Obrigada e abraços!

  2. Ola Alessandra, procurei sobre a diastase na internet e achei seu blog que detalha exatamente a minha situação. Estou grávida do segundo filho e tenho uma hérnia no umbigo e um espaço que calculo ter mesmo uns 5 cm. Sempre tive barriga chapada e depois do primeiro parto, sempre que malhava, notava esse abaulamento até descobrir do que se tratava. Meu obstetra disse que na cirurgia do parto irá "costurar" meus músculos para que a diástase se acabe… vc sabe se isso seria um procedimento que daria certo? Ja escutei tanta opinão que nao sei em quem confiar… os cirurgiões plásticos dizem para esperar 6 meses, mas ai inventam que poderia, corrigir este problema, por peito, levantar a bunda… ai ja fico com pé atrás, pq o que eles querem é vender mais procedimentos… vc escutou alguma coisa a respeito? Obrigada, abs, Fernanda

    1. Nossa, Fernanda! Não sei se daria certo a cirurgia na hora do parto, pois os músculos estariam estendidos por causa da gravidez. Também não sei se um obstetra teria experiência necessária para este procedimento. Além disso, essa cirurgia de sutura dos músculos e da hérnia de umbigo são pagas pelo plano, ele te disse isso? Acho que vc deveria consultar outro cirurgião plástico. Te indico o meu, pois sei que ele é de confiança. Vc é de BH?
      Bjos

  3. Puxa Alessandra, estou com o mesmo problema! Imagina que são tantas opiniões que estou perdida… Minha filha completou 1 ano e continuam perguntando se estou grávida! Você fez a cirurgia de hérnia junto com a plástica? Alguns médicos dizem que primeiro devo fazer a hérnia e depois a plástica, outros dizem que posso fazer as duas ao mesmo tempo, estou sem saber.

    Abraços

    1. Olá Adriene, fiz tudo junto: sutura dos retos abdominais, hérnia de umbigo (pagos pelo plano), abdominoplastia e lipo (estes pagos por mim), numa mesma cirurgia.

    2. Olá meninas quero deixar minha opinião, minha irmã recentemente feio a abdominoplastia só na hora o médico vio que vela tinha ernia, aproveitou e retirou, fou uma silurgia que apesar dos riscos foi simples eu acompanhei ela, os primeiros dias de repouso foi o pior ela tina qe ficar meio qye abaixada para não estoura os pontos, e ficou também com um dreno, posso afirma para vocês que ela está extremamente feliz com um mês ela já voltou a trabalhar no salão de cabeleireira que ela tem isso já faz uns três meses.tambem pelo valor que ela pagou 16 mil tem que vale a pena

  4. Puxa Alessandra tenho o mesmo Problema mas que tipo de médico pode me orientar sobre isso um Cirurgião ou um médico normal?
    Me ajude tirar essas duvidas ,mas o meu caso é bem igual o teu quando faço esforço sobe meu abdômen é horrível de ver até quando vou fazer sexo isso é desconfortável minha musculatura do abdômen sobe fica pontudo…Me ajude fico aguardando resposta…Qual seria o valor dessa cirurgia??

    1. Olá Maria Isabel,
      quem descobriu meu problema foi uma ex aluna esteticista. Acho que um ginecologista, um cirurgião plástico ou até um fisioterapeuta pode te ajudar a descobrir se você está com diastase e se é caso de cirurgia.
      Um abraço,

  5. Mas se for no caso de cirurgia será que uma plástica nesse processo que vc fez é muito caro???

    1. Não sei, viu?
      Tem que fazer cotação com cirurgiões de sua confiança.

  6. Obrigada Alessandra, após dois partos proximos tenho uma hérnia de umbigo e observo sim um espaço entre os musculos do abdomen, digo sempre que as gestações "rasgaram minha barriga" rsrsrs, sabia somente que gestações poderiam causar uma hernia no umbigo mas não sabia que tinha esta possibilidade de diastase, ou melhor, que isto existia. Muito Obrigada, seu post foi MUITO esclarecedor, Parabéns.

  7. Olá, adorei suas dicas, mais gostaria de saber quanto vc pagou nessas cirurgias pois preciso fazer tb …

    Obg *-* .

  8. Olá Raquel, a cirurgia de diastase é paga pelo convênio, pois não é estética. Já a abdominoplastia, como já tem um tempo que fiz minha cirurgia, não me lembro mais quanto paguei. Imagino que uma cirurgia dessa hoje fica em torno de 10 mil reais, depende do médico e da região onde vc mora.
    Bjos

  9. Olá, também estou com este problema de diástase e hérnia umbilical pós parto ,e não sabia que pode ser feita a cirurgia de sultura ,sem fazer a abdominoplastia.
    Sou de BH e gostaria de saber qual médico você indica para as cirurgias.

    Abç.

    1. Olá Valéria, meu médico chama Marcus Vinícius Mafra e atende pela Unimed.
      Bjos e volte sempre.

  10. Alessandra, minha diátese é de 2cm, mas acabei de sair da quarentena. Não sei se volta com exercícios, uma vez que apareceu também a hérnia umbilical. Você saberia me informar se apenas a correção da hérnia seria o suficiente? É que eu li em outros sites que a diastase tem solução quando não passa de 3cm.

    1. Olá Luana. O melhor é você procurar seu médico cirurgião e discutir com ele sobre este assunto. Ele vai analisar a dimensão do seu problema e lhe orientar sobre qual ou quais as melhores formas de solucioná-lo. Eu já vi relatos de muitas mulheres com diástase de até 2 cm que conseguiram resolver com ajuda de fisioterapia. Mas, só um profissional habilitado poderá lhe orientar.
      Bjos e volte sempre.

  11. oii Alessandra, meus parabens pelo seu blog muito bem explicado…engravidei de gemeas minhas bebes estao com 5 meses, engordei 13 kilos e meu corpo ja voltou, porem apareceu a hernia. vou operar na terca e o medico vai aproveitar e tirar o excesso de pele q ficou minha barriga esticou muito.

  12. Foi extremamente esclarecer, pois, estou com os mesmos problemas que você teve. Inclusive com as dores e estava fazendo fisioterapia para tal. Mas agora lendo o seu blog, liguei as coisas, pois no ano passado fui até o cirurgião plástico em Santos e o mesmo se referiu ao meu abdomêm como: musculatura estendida", e nada mais, não falou dos problemas que eu poderia ter….
    Agora vou procurar um outro cirurgião plástico que possa realmente ver o meu caso e espero que possa recuperar a minha musculatura estendida (diástase).
    Agradeço Rosângela Farias

  13. Boa tarde!! Alessandra ,estou com mesmo problema vou fazer a cirugia é minha filha terá 9 meses estou um pouco preocupada com a minha recuperação você me fala um pouco da recuperação pôs cirugia??? Obrigada!!!

    1. Olá Nara, a minha recuperação foi muito tranquila.
      Não senti dores, o que muita gente reclama.
      Só repuxava um pouco nos pontos, meio parecido com a sensação de cesárea.
      Minha pressão é baixa e nos primeiros dias fiquei meio zonza, tonta, mas quando comecei com a drenagem pós cirúrgica fiquei ótima.
      Fica tranquila, que vai dar tudo certo.
      Bjos e volte sempre!

  14. Oi chará, então minha primeira gravidez foi gemelar, perdi minhaz filhas quando completei 6 meses de gravidez, minha barriga ficou ridícula estava com a tal da diástase e com uma hérnia enorme, minha barriga ficou deformada, fiz a cirurgia para tirar a hérnia e fechar o bendito do músculo mais não tive condições de fazer a plástica 1ano depois engravidei do meu príncipe e depois de 5 anos e 8 meses estou com a barriga grande e quando deito e forço levantar vejo a separação do músculo chega a entrar minha mão na parte rasgada, será que com academia a bendita da abertura fecha???

    1. Olá Alessandra!
      Estranho ter aberto novamente, pois comigo não abriu.
      Acho que você deve procurar um bom cirurgião plástico e contar seu caso. Se cabe uma mão inteira, provavelmente, academia não resolve. Mas, só um especialista para confirmar.
      Boa sorte!
      Me dê notícias!
      Bjos

  15. Quanto tempo apos o parto aparecem os sintomas da diástase? Meu filho tem 4 ano, e comecei a três semanas a malhar e a cinco dias sinto dores no abdômen ( engordei 25kilos na gravidez )

    1. Olá Luana, eles são percebidos imediatamente após o parto, pois como disse, a barriga fica grande e abaulada como uma barriga de grávida. Acho que vc deve procurar seu médico e relatar para ele o que está acontecendo para saber se tem o problema ou se pegou pesado no abdominal.
      Bjos e volte sempre aqui.

  16. Boa tarde Alessandra, fiquei assutada quando você disse que engravidou novamente mesmo fazendo laqueadura, eu fiz laqueadura também, e gostaria de saber o que ouve por qual motivo você engravidou novamente? Se poder também me responder no meu e-mail também agradeço. Obrigada

    1. Olá Jana.
      Poucas pessoas sabem ou não são informadas pelos seus médicos que a laqueadura, assim como outros métodos contraceptivos tem sua porcentagem de falha. No caso da laqueadura são 2% de chance de engravidar novamente ou de dar "errado". Essa também é a porcentagem da vasectomia.
      No meu caso, minha trompa direita se recompôs completamente, me possibilitando um gravidez normal, pois boa parte das mulheres que engravidam ligadas tem gravidez tubária e é preciso tirar, pois o risco de infecção e morte de ambos é grande.
      Não existe explicação médica para o meu caso. Simplesmente, aconteceu.
      Vale fazer uma visita ao seu médico e pedir a ele todas as informações sobre sua laqueadura, inclusive qual o método que ele usou, pois existem algumas variedades.
      Bjos e boa sorte!

  17. Oi Alessandra, esse medico que vc fez atende aqui em Boa vista RR… Será o mesmo?

  18. Oi Alessandra!
    Também estou com diástase e hérnia umbilical depois de meu parto, de agosto do ano passado. Acontece que perdi minha filha… Minha barriga está bem feia e a hérnia não incomoda tanto, mas fico com medo de engravidar novamente e ela ficar enorme… Sua hérnia voltou depois da cirurgia e com a gestação? Fui em um cirurgião e ele disse que há 50% de chance de voltar e recomendou esperar engravidar e só então fazer a cirurgia. Não queria fazer uma cirurgia, mas ao mesmo tempo quero uma gestação tranqüila. Seu blog é o único com um artigo desses. Fico pensando que não é possível só eu ter essa barriga de grávida depois da gestação. No meu primeiro filho não aconteceu isso. E confesso que me incomoda ainda mais agora, porque me lembra a todo momento da minha perda… Parece que não "desengravidei". Um beijo e até mais!

  19. Ola Alessandra me passa o link onde vc conta como foi sua gestação depois da cirurgia de hernia e diastase.

Comments are closed.