Olá Queridas!
Todos sabemos sobre a importância da prática de exercícios físicos para a nossa saúde física e mental. Hoje vou falar um pouco sobre porque se deve fazer musculação feminina depois dos 40 anos.
Antes, vou deixar claro aqui que não sou da área de educação física, portanto meu artigo tem como fundamento, pesquisa na própria internet e minha experiência como praticante de exercícios de musculação.
Já escrevi aqui no blog sobre o envelhecimento e seu efeito no corpo. Entre eles a perda de massa muscular que acontece devido às mudanças vários aspectos da química do corpo humano e de sua fisiologia, incluindo aí os hormônios anabólicos. Tal perda acarreta declínio da saúde em geral, mal funcionamento do organismo e perda da habilidade motora. (fonte do texto aqui, com alterações da autora).
Na mulher, essa perda é mais avassaladora, uma vez que seu organismo já tem menos massa muscular e massa óssea que os homens.
Portanto, a prática de exercícios físicos para mulher, principalmente depois dos 40 anos poderia ser considerada um remédio – foi o que postei outro dia no meu perfil do instagram após meu treino: um remédio amargo, mas que deve ser tomado com a frequência indicada pelos especialistas.
E, diferente do que muita gente pensa, não basta apenas fazer exercícios aeróbicos para garantir a massa muscular na mulher (e idosos), a prática de exercícios de musculação é indicada e fundamental. (procure seu médico e faça uma avaliação antes de iniciar suas aulas de musculação).
Além de aumento da massa muscular, atividades vigorosas como corrida, ginástica e levantamento de peso levam o músculo a exercer sobrecarga sobre o osso, o que estimula o processo de reconstituição óssea permanente de nosso esqueleto – (fonte), o que ajuda no combate e prevenção à osteoporose, outro mal que pode acometer a mulher madura devido às alterações hormonais.
A musculação ainda aumenta o metabolismo e seu gasto calórico é contínuo durante algumas horas após a prática do exercício, ou seja, ela ajuda na perda de peso.
Eu faço musculação há muitos anos. Inclusive durante a gravidez. Não sou do tipo “caxias”, mas tento manter pelo menos a frequência de 2 (duas) vezes por semana (sei que é pouco, mas o importante para mim, no momento, é não ficar parada). Como sou indisciplinada e tenho alguns problemas como artrose nos joelhos e quadris, faço questão do acompanhamento de um(a) personal trainer. Mesmo com esta frequência, percebo as vantagens dos exercícios, entre eles disposição física, minha ótima imunidade e a melhora dos sintomas da artrose.
Além dos exercícios de musculação, uma alimentação adequada ajuda a manter a massa magra ou massa muscular. O acompanhamento de uma nutricionista esportiva ajuda muito nesta hora.
Portanto, mulherada da minha geração (em diante), força e foco na saúde. Deixa de moleza, bora puxar peso!!!
SE VOCÊ É SEDENTÁRIO(A) PROCURE seu médico e faça uma avaliação antes de começar a fazer exercícios físicos.
Durante a prática de exercícios de musculação tenha um acompanhamento de um educador físico (treinador) para lhe orientar.
Caso sinta algum desconforto durante a prática dos exercícios, relate a um profissional habilitado para que possa lhe orientar.
Fotos: reprodução.