Olá Queridas!

Depois de meses eis que volta minha deliciosa coluna Depois dos 40 e o tema de hoje é polêmico: o desejo de algumas mulheres maduras de serem jovens!

mulheres_maduras_depois_dos_40

Com o aumento da expectativa média de vida do ser humano que passou de 65 para 80 (para as mulheres) e a valorização da juventude na mídia e meios de comunicação (inclusive redes sociais), driblar o tempo e prolongar a juventude é o desejo da maioria das mulheres depois dos 40 anos.

Além disso, o dinamismo, a realização profissional e até mesmo o fato de terem filhos mais tarde, fazem com que as mulheres maduras de hoje sejam de fato muito mais jovens e joviais do que as mesmas mulheres da geração anterior.

mulheres_maduras_depois_dos_40_anos_chrisburo

Eu mesma, me sinto muito mais jovem do que minha mãe na minha idade. Na verdade, me sinto uma menina. Cheia de ideias, desejos, super antenada às tecnologias e mudanças de comportamento da sociedade em geral.

Mas, aí é que está o perigo! Se sentir jovem não é o mesmo que SER jovem. E não há nada que eu possa fazer para voltar a ser jovem. Meu organismo, meus órgãos, minhas células, seja do meu cabelo, da minha pele ou dos meus neurônios tem 46 anos, nem mais, nem menos! (Acho que combati o envelhecimento precoce, pelo menos!)

Percebo uma angústia, uma ansiedade em muitas mulheres depois dos 40, simplesmente porque elas não param de se comparar com as jovens de 30, 20 anos, inclusive suas próprias filhas. Sentem uma necessidade, quase uma obrigação em se manterem magras, com barriga negativa, com curvas invejáveis, cabelos volumosos e brilhantes, pele de seda e olhos grandes e atraentes.

mulheres_maduras_costanza-pascolato

Acordem meninas, depois da maturidade o simples fato de ainda ter cabelos já é uma glória, pois o envelhecimento se inicia aos 25 anos de idade e tudo começa a cair, não se engane. Se você ainda não está  20 kg acima do peso ideal (IMC) já é uma vitória, pois o metabolismo se torna lento a cada ano e depois da menopausa, mais ainda.

Ficar se comparando a meninas mais jovens só vai lhe trazer infelicidade e auto estima negativa. É preciso envelhecer com dignidade, atenta a cada detalhe e a cada restrição que o avanço da idade nos traz; com aceitação e adaptação.

Não há nada de errado em fazer exercícios físicos para manter a boa aparência e saúde, fazer procedimentos estéticos para melhorar a textura da pele, fazer dietas balanceadas para estimular o metabolismo, se vestir de forma jovial e até colocar as pernocas de fora. Só não tente se fantasiar de mocinha, se vestir de cocota, pois você ficará parecendo apenas uma idiota frustrada.

Agarre-se ao que a idade traz de melhor: experiência, liberdade e afirmação e não ao que ela leva embora! E, seja plena.

Obs.: As mulheres mostradas no post são exemplo de pessoas estão bem consigo mesmas e são condizentes com sua idade e estilo, ok?

4 Replies to “Depois dos 40: querendo ser jovem!”

  1. Oi Alessandra,
    Concordo em gênero, número e grau com o que vc escreveu. Eu uso todos os recursos para parecer melhor, mas sempre brinco que fazer plástica não vai fazer vc ficar mais jovem, pois roupa velha passada, ainda é roupa velha, só que roupa velha passada é melhor do que roupa velha amassada, não é mesmo?
    Bjs

    1. kkkkkk Com certeza! Eu também faço de tudo para ter uma boa aparência. A questão aqui é a angústia da comparação com as mais jovens. É conseguir ter uma boa auto estima com o que se tem nas mãos e não sofrer com o que já foi.
      Bjos e volte sempre!

  2. Uau! Que post incrível, eu tenho muito medo de um dia ficar assim preocupada, mas eu vejo tantas mulheres de 40, mostrando sua verdadeira identidade e sua beleza da idade que me dá até inveja. Arrasou no texto e essas mulheres que você escolheu são muito poderosas e lindas, quero eu chegar assim na idade delas com esse rigor todo, você também é linda. Bjs

Comments are closed.