O home office pequeno pode ser tão eficiente quanto seu escritório no ambiente de trabalho.

O home office já é uma realidade antiga em outros países do mundo. No Brasil é relativamente novo e foi impulsionado pela pandemia. Com o isolamento social, o fechamento de cidades e a necessidade de não aglomerar, migramos para casa.

Home office pequeno no quarto de casal e a ergonomia por Alessandra Faria

Eu já falei sobre a tendência do home office aqui e sobre alguns pontos que é preciso saber ao aderir a essa nova realidade.

No começo, o cantinho do home office era mais um improviso. Porém, com o prolongamento dos efeitos sociais da pandemia e a mudança de comportamento, é hora de organizar um espaço oficial para o trabalho em casa.

Home office pequeno no quarto de casal e a ergonomia por Alessandra Faria

Home office pequeno, mas não esqueça a ergonomia

Se no ambiente de trabalho tínhamos espaços e móveis ergonômicos que seguem normas rígidas do Ministério do trabalho, em casa nem sempre é assim. Com isso podem surgir alguns problemas de saúde relacionados à postura errada e móveis inadequados. Todavia, não é preciso entrar em pânico. O home office pode ser instalado em qualquer cantinho desde que observadas as questões da ergonomia.

NR 17 para o home office

A Norma Regulamentadora No. 17 (NR-17) estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.. Ela já sofreu algumas atualizações e você pode se orientar nesses artigos aqui e aqui.

Em seu artigo 17.3.1, a norma estabelece que: “Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição.”

A NR 17 ainda determina: “17.3.2 Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.

Bem, não vou colocar todo o texto da NR 17 aqui para vocês. No entanto, dei o caminho das pedras. hehehe

Observadas as normas, vamos ao cantinho

O home office pode ser instalado no canto da sala ou do quarto. Trouxe para vocês algumas inspirações de home office pequeno no quarto de casal. Dependendo do tipo de trabalho você precisará mesmo só de uma mesa ou bancada e cadeira. Com a implantação dos documentos e sistemas digitais, papel e impressora são itens pouco usados. Portanto, nem sempre há necessidade de arquivos e gavetas.

As cadeiras das inspirações aqui apresentadas nem sempre são as adequadas. Pois, conforme a NR17:

17.3.3 Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:
a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
c) borda frontal arredondada;
d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar
.” (fonte)

Para ajudar vocês a montar seu cantinho, trouxe um check list com

Os essenciais do home office

Antes de começar seu trabalho lembre-se de organizar seu espaço com os itens essenciais para o mesmo. Você deve dispor de organizadores, canetas, clips, caderno, agenda ou bloco de notas. Verifique seu acesso à internet, ponto de energia, e carga do notebook.

Leve também sua garrafinha de água, um ou outro objeto de decoração. Relógio e celular também podem estar na sua lista. O primeiro, pode ser de pulso, parede ou do próprio celular ou computador.

Home office pequeno no quarto de casal e a ergonomia por Alessandra Faria

Fotos: reprodução.