O surgimento da alopecia traz alguns sinais que devem ser levados em consideração para que se possa procurar um tratamento precoce adequado.

A alopecia, condição em que ocorre a perda do cabelo em qualquer parte do corpo, está presente na vida de mais de 42 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo — SBC.

O que é alopecia

A alopecia é uma condição médica que causa a perda de pelos em uma ou várias áreas do corpo. A perda pode ser parcial ou total, temporária ou permanente. Pode afetar tanto homens como mulheres de qualquer idade. A médica Flavia de Almeida Costa e franqueada da Novo Fio, uma das maiores redes de clínicas de tratamento e transplante capilar, explica que a doença pode se apresentar de vários padrões e formas. “Podemos observar que existem diversos tipos, como a alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia cicatricial, alopecia por tração, entre outras”. Explica a médica.

O que pode causar a queda de cabelo

As causas para o problema podem ser diversas, como: estresse, alteração hormonal, medicamentos, uso inadequado de algum produto, deficiência de proteínas ou de substâncias como ferro, zinco e biotina. Pode ser ainda, em decorrência de doenças como hipertireoidismo, hipotireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano, entre outras. A especialista elencou sete sinais que podem indicar que alguém está sofrendo com alopecia.

Sinais do surgimento da alopecia

  1. Queda de cabelo excessiva: A perda de cabelo é um dos principais sintomas da alopecia, e pode ocorrer em qualquer área do corpo, incluindo o couro cabeludo, sobrancelhas, barba ou outras áreas do corpo com pelos.
  2. Padrão de perda de cabelo: Na alopecia androgenética, o tipo mais comum, a perda de cabelo ocorre em um padrão distintivo, com uma linha de cabelo recuando ou áreas calvas em determinadas áreas.
  3. Falhas no cabelo: A alopecia areata é uma forma de alopecia que causa falhas no cabelo redondas ou ovais, na cabeça ou em outras áreas do corpo.
  4. Afinamento do cabelo: Em algumas formas de alopecia, o cabelo pode parecer mais fino e mais fraco do que o normal antes de cair.
  5. Coceira e dor: Algumas pessoas com alopecia podem sentir coceira ou dor na área afetada.
  6. Mudanças na textura do cabelo: Algumas formas de alopecia podem causar cabelos quebradiços ou com textura diferente.
  7. Perda de pelos em outras partes do corpo: Em casos mais graves de alopecia, pode ocorrer a perda de pelos em outras partes do corpo, como sobrancelhas, cílios, barba e pelos pubianos.

A médica explica que o tratamento da alopecia depende de qual tipo a pessoa apresenta. “O ideal é sempre consultar um médico dermatologista ou tricologista, para que ele avalie qual o melhor método para minimizar a perda intensa dos fios”, conclui.

Imagem de Depositphotos.

O climatério e a queda de cabelo

É comum haver um aumento na queda do cabelo e alterações na estrutura do fio durante e pós climatério. Isso acontece devido à redução do hormônio feminino relacionado ao crescimento dos fios. É importante consultar um médico ou um tricologista para avaliar o real motivo da queda nessa fase. Pois, ela pode estar vinculada à queda da produção hormonal ou à falta de vitaminas e minerais no corpo. Só assim, é possível traçar um possível tratamento para parar ou pelo menos, amenizar a queda capilar feminina nessa fase.

Parte da pauta enviada por Economídia.

Imagem de capa Depositphotos.