O uso do batom ou gloss para aumentar os lábios é um truque simples e fácil para se fazer na maquiagem.

Tem pessoas que preferem batom, outras preferem gloss. Mas, independente do gosto, uma coisa é certa: produtos para os lábios são os mais vendidos no mercado da maquiagem. Ainda mais agora, no pós pandemia, quando podemos tirar a máscara e dar mais destaque à boca. Afinal, foram dois anos nos quais os olhos foram o foco e o único elemento de expressão facial à mostra.

Batom ou gloss: qual seu preferido?

Já falei em outro post aqui sobre esse preferência (acesse). Apesar do post ter exatos 10 anos, ele continua atual. – Tanto que o republiquei nesse último sábado. – Na época eu ainda lecionava em uma faculdade de BH, à frente da disciplina de Imagem Pessoal e Maquiagem Profissional. Naquela ocasião o uso do gloss estava em alta. A geração em torno dos 18 a 20 e poucos anos usavam apenas gloss nos lábios. Alguns bem adequados e outros super laqueados e escorregadios. O mais interessante é que se usava o gloss sem preparo e em qualquer situação ou look. O resultado nem sempre era o mais agradável. hehehe Pois, sempre falo sobre a importância de se preparar a pele para a maquiagem e no caso da boca não é diferente.

Como preparar os lábios para receber o gloss ou batom

Quando usamos maquiagem nos lábios ou olhos sem preparar a pele, realçamos todos os elementos negativos que esta possa apresentar. Portanto, bato na tecla: preparem a pele e façam uma pele perfeita. Pode ser uma cobertura leve e delicada, um protetor solar com cor ou uma cobertura mais pesada. Não importa, façam a pele.

Para preparar os lábios, seguimos os seguintes passos:

  • comece hidratando os lábios antes mesmo de fazer a pré-maquiagem. Assim, o produto vai agindo;
  • ao usar o corretivo, aplique-o também no contorno dos lábios para dar uma apagada. Isso permite que você faça sua correção posteriormente;
  • ao aplicar a base, aplique-a em toda extensão dos lábios, preparando-os para receber sua coloração. Em seguida bata o pó delicadamente sobre os lábios;
  • use o lápis de boca para redesenhar os lábios, corrigindo-os. Depois, preencha os lábios com o lápis. Esse lápis deve ser da cor dos seus lábios, caso use batom claro ou da cor do batom escolhido. O uso do lápis é fundamental para segurar a coloração dos lábios.

Batom ou gloss para aumentar os lábios

Nesse momento do pós pandemia cresceu o interesse em destacar os lábios. O movimento de aumento dos lábios já vinha crescendo há algum tempo nas clínicas de estética. O uso do batom metalizado e do gloss, terá um boom nos próximos meses. Afinal, qual mulher não gostaria de ter lábios volumosos como Kim Kardashion ou Angelina Jolie.

O segredo para aumentar os lábios na maquiagem é muito simples. Basta pensar no jogo do claro e escuro que falo sempre. O claro e o brilho aumentam, dão volume. Depois de preparada a pele e os lábios, siga os passos:

  • Comece aplicando iluminador sobre os lábios para definir seu desenho e conferir volume;
  • Ao utilizar o lápis como descrito anteriormente, faça o desenho do contorno uma linha por fora da linha da boca. Para isso, use um lápis cor de boca, impreterivelmente. Preencha os lábios com o lápis.
  • Com o gloss: apenas aplique o gloss sobre o lápis de forma generosa. Quanto mais brilhante, mais volume irá conferir. Mas, lembre-se: o efeito muito laqueado não é exatamente elegante. Além disso, as formulações de gloss mais líquidas, podem escorrer facilmente e migrar para fora dos lábios. Outro inconveniente é que elas podem grudar nos fios do cabelo e rabiscar seu rosto. Particularmente, gosto de gloss mais secos e “grudentos” com glitter de fundo.
  • Com batom: preencha os lábios com batom claros e cintilantes. Podem ser cor de boca ou tons como bege, rosa claro, rosê suave. Por cima aplique gloss seco e “glitteroso” ou outro batom que tenha glitter de fundo (amo). Você pode usar um batom metalizado claro ou um batom cremoso. Lembrando que pode fazer misturinhas com outros batons ou gloss por cima (ou de fundo). Brinque e crie até ter o resultado desejado.

Fotos: reprodução do Pinterest. Veja mais na minha pasta Maquiagens.

Aproveito para contar para vocês que meu E-BOOK DE TÉCNICAS DE MAQUIAGEM PROFISSIONAL já está no ar.

Clique no botão abaixo para conhecer.

 

QUEM CHEGA PRIMEIRO BEBE ÁGUA LIMPA!