Olá Queridas!

Durante os últimos 9 anos, à frente da disciplina de Imagem Pessoal e Maquiagem no curso de Estética e Cosmética, de algumas Faculdades de  BH, tive contato com mais de 750 mulheres, fora as minhas outras alunas e clientes.

Pude observar que a maioria delas, principalmente as mais jovens não gostam de usar batom, pois acham o produto pesado e que chama muita atenção para os lábios. É uma geração que não gosta de evidenciar a boca (não descobri o porquê disso).

Essa geração prefere o uso do gloss, brilho labial ou lip balm. As usuárias afirmam que desta forma os lábios ficam discretos, invisíveis.

Pois bem, vamos esclarecer os fatos:

O batom é um dos cosméticos decorativos mais antigos utilizados pela humanidade. Existem registros de seu uso no Antigo Egito, quando as mulheres utilizavam derivados de ferro, chumbo, materiais minerais, vegetais e animais para formulação de cosméticos.

Max Factor, o maior maquiador das décadas de 20 a 40, auge do cinema americano, foi quem criou o primeiro batom em forma de bastão, como é conhecido hoje.

O batom tem como objetivo dar cor, forma e volume aos lábios.

Com o desenvolvimento da tecnologia cosmética, o batom contemporâneo também tem funções de proteção solar, hidratação, proteção ao envelhecimento da mucosa labial, entre outras.

Sua fórmula atual pode conter pigmentos e corantes numa base formada pela mistura de óleos vegetais e minerais, gorduras e ceras. Podendo conter ainda, ingredientes hidratantes, protetores solares, nutrientes, anti-radicais livres, vitaminas, entre outros.

O lip gloss ou brilho labial, também foi criado por Max Factor em 1930, sempre pensando na maquiagem cinematográfica, com o objetivo de dar volume e brilho aos lábios, resultando um efeito molhado.

Sua formulação pode conter óleos vegetais e minerais, gorduras, ceras e ingredientes hidratantes, protetores solares, entre outros.

O gloss ou brilho labial não tem o poder de coloração, hidratação e fixação como o do batom. Sendo necessário sua reaplicação várias vezes ao dia para garantir seu efeito. O gloss também costuma escorrer para fora da mucosa labial e quando utilizado em excesso dá um efeito de lábios engordurados e lambusados.

Particularmente, não uso gloss em mim, porque acho que ele resseca meus lábios e também não uso nas minhas clientes devido a sua baixa fixação.

Para quem acha que lábios com gloss são discretos, é um grande engano. O gloss chama a atenção para os mesmos, além de aumentar seu volume e deixá-los super sedutores devido ao brilho e aspecto molhado que proporciona.

Se você gosta de lábios discretos, opte por um batom cor de boca ou nude opaco, sua maquiagem vai ficar mais bonita e elegante.

batom ou gloss nude

Os batons rosas são meus preferidos! Dão uma jovialidade e alegria à maquiagem e ficam bem para todas as pessoas: dos cores de boca ao pink, dos lilases aos corais. Tudo dependerá do tom de pele da usuária: pele quente, rosa quente (mais coral ou alaranjado) e pele fria, rosa frio (lilás ou rosa puro).

batom rosa dicas de maquiagem

batom ou gloss coral dicas de maquiagem

Os batons uva, roxo e lilás intenso, são ousados e dramáticos. Ficam melhores em pessoas de pele clara ou negra, ambas frias.

batom ou gloss lilás dicas de maquiagem

Os batons marrons e cobres são chiquérrimos! Em mulheres de pele clara deixam a imagem séria, austera e mais velha. Ficam ótimos para morenas de pele quente e negras.

Os vermelhos do puro ao vinho, passando pelos alaranjados, são lindos, sexys e chiques. Deixam qualquer mulher DIVA. Observe o tom da pele: pele fria, vermelho puro, rosado ou vinho; pele quente, vermelho puro ou alaranjado; pele negra, vermelho vinho intenso.

batom-vinho dicas de maquiagem

E agora? Batom ou gloss? A escolha é sua.

3 Replies to “Maquiagem: Batom ou gloss? A escolha é sua!”

  1. Vou confessar que eu DETESTO o tal do gloss, o meu cabelo gruda na minha boca e vira tudo uma bagunça, e aquela textura de boca molhada me mata! Dito isso… Com certeza eu fico com o batom :)

Comments are closed.