A heatmap estampa: De técnica para análise de dados à tendência de moda. Vocês podem até não ter ouvido falar sobre essa estampa, mas com certeza já a viram por aí. Seja nas redes sociais, seja nas mídias convencionais.

A tendência da estampa inspirada nos mapas de calor de análise de dados vem crescendo na moda e trago essa pauta enviada por Alcindo Neto, jornalista.

O que são mapas de calor

Os heatmaps, ou mapas de calor, são relatórios gerados por ferramentas automáticas que utilizam as cores para uma melhor compreensão dos dados. Essa é uma técnica muito utilizada para análise de informações da internet, como é o caso do marketing digital. Quando um site tem muitos acessos em determinado período, por exemplo, o mapa marca esse espaço de tempo com uma cor mais escura.

Heatmap estampa de calor na moda, por Alessandra Faria

Isso foi elaborado a partir de sistemas que usam o calor do corpo humano para monitorar determinados ambientes, para fazer exames médicos ou para marcar os elementos meteorológicos, como os mapas mostrados na previsão do tempo. Os mapas de calor também são utilizados na segurança pública para mostrar áreas mais perigosas e que precisam de maior monitoramento. Podem ser utilizados ainda, para analisar uma partida de futebol e estudar a movimentação de um time.

O heatmap usa as cores quentes e frias como dois extremos, o que representa mais ou menos atividade. As áreas em vermelho são mais ativas, enquanto as partes azuis têm uma menor intensidade. No meio, amarelo e verde retratam resultados intermediários.

Heatmap estampa de calor na moda, por Alessandra Faria

Heatmap estampa

Quem trabalha com análise de dados conhece bem esse conceito, mas os leigos também já podem ter visto os tais mapas por aí, só que de uma maneira diferente: nas roupas. A moda é versátil o suficiente para adotar características de elementos que, no primeiro momento, não são associados ao mundo fashion. Mas, com criatividade e uma pitada de ousadia, é possível implementar esses aspectos no guarda-roupa. É o que algumas marcas vêm fazendo, fortalecidas por celebridades que caíram nas graças da estampa de mapa de calor. Quer saber como usar? Continue a leitura!

Heatmap estampa de calor na moda, por Alessandra Faria

Quais cores usar no mapa de calor fashion

Nem sempre as estampas seguirão todas as cores do espectro do mapa de calor tradicional. Os designers têm a liberdade criativa para selecionar os tons que acreditam ser mais apropriados. Na maioria das vezes, azul, laranja e amarelo são as cores predominantes, embora isso não seja uma regra. Quando alguém está usando uma roupa com esse tipo de estampa, quem olha tem a impressão de que certas partes do corpo estão mais quentes. Justamente por causa da disposição das cores que indicam calor. A estampa também dá uma ilusão de volume e movimento. As roupas heat map lembram um pouco o tie dye – a estampa de manchas coloridas que deixou todo mundo obcecado durante os momentos mais tensos da pandemia –, mas as cores são mais saturadas e independentes. Acredito que a boa aceitação do tie dye no passado recente tenha facilitado a aceitação da estampa heat map.

Heatmap estampa de calor na moda, por Alessandra Faria

Como usar a estampa de mapa de calor

Para começar, essa estampa é bem dramática. Portanto, a peça que levá-la será o ponto forte da produção. Pode ser utilizada em calças, tops e vestidos. No caso de calças, utilize um top ou blusa neutros ou que tenha uma das cores da estampa. Os acessórios devem ser modernos e acompanharem o estilo proposto pelo look. Para vestido, deve ser mais sequinho e acompanhando o corpo. De qualquer forma que usar a estampa de mapa de calor, lembre-se que ela não é adequada para alguns ambientes, incluindo o de trabalho e algumas situações.

Heatmap estampa de calor na moda, por Alessandra Faria

Fotos: reprodução via Pinterest.

Fonte: ArtCoco Joias