Cada dia mais vemos o cabelo grisalho sendo assumido por mulheres comuns ou celebridades. Com certeza, essa é uma grande vitória para nós. Poder ter a liberdade de não pintar mais os cabelos em busca de uma imagem “mais jovem”.

Já assumi os grisalhos, sabiam?

Eu mesma deixei os meus cabelos brancos em 2018. Apesar de usar fios curtos, foi um processo que levou quase um ano. Nesse período troquei todo meu cabelo, retirando qualquer resíduo de química nos fios. Eu curti bastante o processo e também o resultado. Os meus fios ficaram numa cor prata bem lindos. Fiz um post sobre esse processo, aqui. A cor realçou minha pele e principalmente, meus olhos. Mas, como tudo na vida tem um lado bom e ruim, os cabelos grisalhos nas fotos, nem sempre me valorizavam. Sabe por que? O branco capta a cor da luz para si. Portanto, dependendo da luz do ambiente, meu cabelo ficava amarelo nas fotos. Dentre outras cores, poderia ficar laranja, azul… Enfim, como trabalho com imagem e sempre sou fotografada, não funcionou. Pelo menos naquele momento. Para falar a verdade, continua não funcionando. hehehe

Afinal, cabelo grisalho envelhece?, por Alessandra Faria

Cabelo grisalho envelhece ou é cool???

Por isso resolvi abrir essa discussão por aqui. Pois, hoje existem movimentos rígidos nas redes sociais para tudo. Da mesma forma que se abre a porta da liberdade, abre-se uma prisão com mesma intensidade. Hoje, se você é uma mulher madura “pode” não usar tinta. Mas, o movimento praticamente a obriga a assumir os cabelos brancos. Como se pintar os cabelos fosse um ato de negação da própria identidade. Pera lá, meu povo. Nem tudo é ferro e fogo. Assumir os cabelos brancos e o envelhecimento é uma coisa. Agora, os cabelos brancos valorizarem sua imagem, sua coloração de pele é outra completamente diferente.

Afinal, cabelo grisalho envelhece?, por Alessandra Faria

Cabelo grisalho não é para todos

Sim, os cabelos grisalhos não ficam bem para todas as pessoas. Essa é a verdade. Eles podem trazer um ar de cansaço ou de abatimento. Podem ainda, deixar a pele com aspecto “encardido” ou envelhecido. Tudo vai depender da coloração de pele e a matiz dos fios. Tem cabelos brancos que ficam amarelados, tem outros que ficam prateados. Vocês irão me dizer que para isso existem os matizadores de brancos. Mas, ser escrava de matizadores é o mesmo que ser escrava da tinta ou do tonalizante, concordam?

Então vamos lá, temos dois pontos aqui:

  • Os cabelos grisalhos dão tanto ou mais trabalho que cabelos pintados. Pois, o fio branco é grosso e rebelde, geralmente mais seco que o normal. Eles precisam de hidratação, corte de pontas constante, dentre outros cuidados.
  • Os cabelos grisalhos nem sempre valorizam a pele do(a) usuário(a). Para correção é necessário matizar ou usar inúmeros artifícios para valorizar sua imagem. Afinal, ter uma imagem pessoal agradável e que passe a mensagem que queremos nada tem a ver com a idade.

Pense bem antes de assumir os cabelos grisalhos

Esse tema que trouxe para vocês hoje tem como objetivo ajudá-las na sua decisão. Vale lembrar que, experimentar os cabelos brancos é uma experiência incrível. Ela traz muito aprendizado e auto conhecimento. Acho que toda mulher deve fazer isso pelo menos uma vez na vida. No entanto, devemos ter a consciência e a liberdade de fazer escolhas. Caso seja percebido que o resultado não está agregando para nossa imagem ou auto estima, temos a liberdade de pintar os cabelos novamente.

Se você não sabe o que é coloração pessoal, não conhece sua cartela de cores, entre em contato comigo. Eu ofereço esse serviço.

Fotos: reprodução.