As roupas de crochê, que foram sucesso nos anos 70, estão em alta novamente.
Uma tendência que vem crescendo bastante nos últimos tempos e se fortaleceu durante a pandemia: o hand made. Traduzindo, o feito à mão, o produto artesanal e, principalmente regional. Esse movimento vem da necessidade de retornar às raízes e valorizar as tradições, a cultura local. Mas, também foi uma forma de preencher o tempo durante o isolamento. Por último, mas não menos importante, o hand made traz a possibilidade de pessoas que perderam seus empregos na pandemia gerarem renda.
Nesse cenário, o crochê volta como tendência do verão 22, colorindo desde as passarelas de moda mundiais às mais badaladas praias da estação.
História do crochê na moda
A palavra crochê deriva da francesa crochet que significa gancho, menção ao formato da agulha. O crochê é feito manualmente com uma agulha fina cuja ponta tem um gancho no qual se movimenta a linha. A origem exata da técnica é desconhecida. Porém, é sabido que sua expansão aconteceu na Europa no século XVI. Foi no século XIX que a técnica virou febre entre as damas, sendo ensinado inicialmente nos conventos. Durante o século XX a técnica ficou em segundo plano na moda. Exceto nos anos 70, quando esteve no auge da moda. (fonte) Atualmente, o crochê ganha adeptos entre as novas gerações, explodindo inclusive em Paris, berço da moda.
Roupas de crochê no Brasil e no mundo
Nos verões passados os biquinis em cochê surgiram nas praias mais charmosas do Brasil, como Trancoso. Rapidamente virou febre e até assunto de justiça. Pois, teve gringo copiando o modelo surgido e criado por uma artista local.
Atualmente, o crochê pôde ser visto nas passarelas de Paris a SPFW. Roupas divertidas, criativas e coloridas ganharam destaque no mundo da moda. Inclusive na última edição do SPFW houve desfile de uma marca estreante somente de roupas de crochê: Ateliê Mão de Mãe.
Na virada do ano 21/22, os looks em crochê foram escolha unânime das influenciadoras que brilharam nas areias de Trancoso, fortalecendo e disseminando a tendência.
Vale lembrar que o crochê também voltou forte na decoração e moda casa. Inclusive em bichinhos para decoração de quarto infantil e de recém nascidos.
Separei algumas inspirações de roupas de crochê para vocês
Agora quero saber se vocês gostam dessa tendência e se têm algum relacionamento ou experiência com ela. Como boa mineira que sou, obviamente a técnica me foi ensinada pela minha mãe, na infância. Pelo menos os pontos mais simples. No entanto, não dei continuidade. Confesso que acho difícil. rsrs Me lembro também, de ficar admirando as mãos hábeis da minha avó paterna trabalhando o crochê numa elegância ímpar. Parecia um balé manual. São lembranças afetivas e comportamentais. Doces lembranças.
Fotos: reprodução Ag. Fotosite e outros.
Se você quiser saber mais sobre o crochê tem um artigo ótimo aqui.