Os sintomas do climatério podem ser tão intensos e desagradáveis que influenciam na qualidade de vida da mulher. Isso pode trazer consequências para sua vida pessoal, social e profissional.
O climatério é uma das fases mais difíceis da vida da mulher no que diz respeito à saúde e bem estar. Mas, você sabe exatamente o que é isso?
Vamos dar os nomes corretos:
- Menopausa: última menstruação da mulher. Ela determinar o fim de sua vida reprodutiva.
- Pré-menopausa: período que antecede a menopausa no qual a fabricação dos hormônios começa a diminuir. Não tem uma idade específica para o início desse período. Pois, cada organismo é único. Todavia, a maioria começa entre 40 a 45 anos. O período pode durar anos.
- Perimenopausa: período mais próximo da menopausa, quando os sintomas ficam mais evidentes.
- Pós-menopausa: período após a menopausa no qual a mulher pode continuar (até intensificar) com os sintomas causados pelo fim dos hormônios femininos. Também pode durar anos.
- Climatério: período que compreende a pré e pós menopausa.
Como saber se estou no climatério?
Além de conhecer bem seu corpo e verificar os sintomas, você deve procurar seu ginecologista e/ou endocrinologista para fazer os exames necessários. No meu caso, por exemplo, que fiz histerectomia total, foi por dosagem hormonal. No entanto, procurei meu médico porque os sintomas estavam bem evidentes.
Quais os sintomas do climatério?
Nossa, são muitos. Já falei sobre alguns deles aqui no blog e você pode conferir aqui. Pois, hoje vou falar somente sobre aqueles que eu desconhecia até senti-los no corpo. São sintomas pouco falados, mas que existem e podem influenciar na qualidade de vida e auto estima da mulher. Confiram comigo.
- Agravamento de voz: pouco se fala sobre o assunto. Mas, vários estudos já comprovaram que o climatério exerce alteração na voz da mulher, causando um agravamento. Em algumas, pode ser moderado em outras mais sérios. A minha voz mudou muito e não percebi que esse poderia ser o motivo. Farei um artigo só sobre isso. Por enquanto, vocês podem saber mais nesse artigo aqui.
- Desequilíbrio e tonturas: esse é outro sintoma pouco falado que eu sinto bastante. Principalmente, durante as ondas de calor, os famosos fogachos. Tenho a sensação que vou cair e até desmaiar. A sorte é que os sintomas são rápidos. Duram apenas alguns minutos. O problema é que acontecem várias vezes ao dia.
- Variações súbitas de humor: assim como ocorre na pré menarca e na TPM, as variações de humor são comuns no climatério. Momentos de extrema alegria se alternam a outros com uma tristeza que dá vontade até de chorar. Essas variações são uma ótima porta para a depressão. Por isso, é muito importante ter um acompanhamento humanizado nesse momento.
- Dificuldade de concentração e déficit cognitivo: sim, também temos mais essa. Tudo causado pela falta ou redução dos hormônios femininos. Esses sintomas ainda são potencializados por outros como o distúrbio do sono, insônia, ansiedade e fogachos.
- Ansiedade: mais um sintoma causado pela redução dos hormônios que alteram a produção de dopamina e serotonina. Ainda é agravada por outros sintomas dessa fase.
Como melhorar os sintomas do climatério?
Tenho pesquisado muito sobre isso e conversado com profissionais gabaritados no assunto. A conclusão que chego é que uma boa equipe de profissionais é muito importante. Dentre eles: seu ginecologista, um endocrinologista, nutricionista e preparador físico. Estes são os indispensáveis. Pois, a terapia de reposição hormonal, alimentação e atividade física são os pilares da boa saúde em qualquer fase. Para outras questões, podemos acrescenta: fono, psicológo. Técnicas como acupuntura, meditação e yoga ajudam no controle da ansiedade, melhora do sono e alterações de humor.
Ter o apoio da família é fundamental.
Me digam se vocês estão passando por essa fase e se apresentam algum desses sintomas.
Fonte: aqui.