É possível tirar uma boa selfie e lindas fotos com seu celular. Porém, é preciso estar atento a alguns detalhes que fazem toda diferença no resultado.
Portanto, “Trava na Beleza” e se liga nessas dicas. Antes, vale explicar que o termo Trava na Beleza é o nome de um recém sucesso das redes sociais: Tirulipa e as Irmazonas. Porque brincar também faz parte. kkk Se não for para gente se divertir, não vale a pena.
Selfie: muito além da exibição
Hoje, tirar uma boa selfie vai muito além de simples vaidade ou narcisismo. Pois, ela faz parte do marketing pessoal, seja trabalhando com redes sociais ou não. No entanto, uma selfie mal tirada pode fazer o efeito contrário. Desvalorizar sua imagem, prejudicando até o seu lado profissional. Vale ressaltar aqui, que o comportamento nas redes sociais também deve ser levado a sério. Isso porque muitas empresas, antes ou durante a contratação, avaliam as postagens do candidato/funcionário em suas redes sociais. É literalmente a era do Big Brother de George Orwell.
Como tirar uma boa selfie
Encontre o seu ângulo: Mesmo o rosto perfeito, aquele que cabe na proporção áurea de Leonardo da Vinci tem seus melhores ângulos. Um bom ângulo é responsável por 45% da boa foto. Portanto, é fundamental encontrar o seu. Para isso, experimente várias poses e posição do celular. O meu, por exemplo, é levemente de perfil esquerdo e com o celular mais alto que meu rosto. Use os dois braços. Lance mão de acessórios como tripé e/ou bastão de selfie.
A luz é fundamental: Uma boa luz é responsável por outros 45% da boa foto. A melhor luz é a natural. Sempre nos horários de raios mais suaves como a luz da manhã e a luz do fim de tarde. Pela manhã, a luz é mais azulada e calma. Já no fim da tarde, próximo ao horário do por do sol, a luz é mais amarelada. Por isso, chamamos esse momento de golden hour. Para uma boa selfie, evite sombras. Deixe que a luz incida diretamente em todo rosto, valorizando todos os pontos. Evite o uso do flash. Ele produz uma luz dura e fria que não valoriza ninguém. Na verdade, quase nada. hehehe
Foco, fundo e terços para tirar uma boa selfie
Foco: O foco deve estar no seu rosto. Um fundo desfocado sempre valoriza a selfie.
Escolha um bom fundo: Lembre-se que o fundo fará parte de sua selfie. Ele deve ser escolhido de acordo com o tema da mesma. Pense em qual mensagem você deseja passar com ela e explore o fundo ao seu redor.
Utilize a lei dos terços: Você já ouviu falar sobre a lei dos terços? Leia esse post, futuramente falarei mais sobre isso. Utilize a grade de seu celular para enquadrar melhor suas fotos. Lembre-se de ocupar 2/3 da tela com o tema central, no caso seu rosto (ou corpo). Deixe os pontos mais relevantes nos pontos dourados. São aqueles onde as linhas se cruzam.
Apps de fotografia ajudam muito
Utilize os apps de fotografia: Eles ajudam a melhorar e valorizar suas fotos. Eu uso o Perfect 365 gratuito para melhorar a textura da pele. Sempre deixo claro que esse tipo de app deve ser usado com moderação. Não tente criar algo que esteja muito distante da realidade. Pois, isso não irá valorizar sua imagem em nada. Outro app que uso sempre é o Lightroom (pago). Ele ajuda na edição de luz, sombras, exposição, cor, textura. Também uso o FLTR (pago) e o Tezza (pago). Eles fornecem alguns presets muito interessantes. No entanto, lembre-se que apenas aplicar um preset não irá exatamente valorizar sua foto, pois nem sempre ele funciona para aquela foto especificamente. É importante saber regular cada foto.
Maquiagem ou cara lavada: Ás vezes, encontramos iluminações tão maravilhosas que a maquiagem se torna desnecessária. Todavia, como profissional da área, digo que uma boa maquiagem irá sim valorizar sua selfie.
Fotos: Alessandra Faria e Renato Prado.