Illuminating e Ultimate gray é a primeira dupla de cores para o ano, escolhida pelo Instituto Pantone.
Como acontece todo ano, no último dia 9, o Pantone Instituto anunciou as cores para 2021. Nesse ano, ao invés de uma cor principal, o Instituto anunciou uma dupla. As duas cores funcionam, por assim dizer, como cores complementares. (Apesar do cinza ser uma cor neutra).
As duas cores em conjunto funcionam como uma fusão em busca do equilíbrio, da união. Segundo o Insituto Pantone, “as duas cores independentes mostram que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar”. Essa união e apoio mútuo é tudo que a humanidade precisa nesse momento de medos e incertezas. O Pantone ainda defende a escolha afirmando que “esta é a melhor forma de compreender a dupla da Cor do Ano Pantone 2021. Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista. Esta união de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating representa a força e a positividade. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável.” (fonte)
O tom do amarelo Illuminating está entre o amarelo ouro e o amarelo lima, com um leve toque de branco. Dessa forma sua vibração é um pouquinho mais calma que os anteriores.
Amarelo – cor solar vibrante
Apesar das duas cores não poderem ser consideradas contrastantes elas se complementam. Pois, o amarelo traz a alegria, a luz e o calor necessário no momento. Ele “é a cor da auto estima, está relacionado ao chacra plexo solar que representa atributos como a confiança e a liderança intelectual e ainda à felicidade, alegria, inteligência, inovação, energia, poder. Ainda estimula os sistemas nervosos central e autônomo, também vitaliza os neurônios cerebrais favorecendo o raciocínio e a memória. Acalma o estômago e o sistema digestivo. Também favorece a defesa imunológica do organismo.” (fonte – Meu artigo anterior da Série AS CORES, aqui)
Cinza é a neutralidade pura
Já o cinza “é emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são eternos e oferecem uma base firme“. (fonte) O cinza é a cor mais neutra de todas. Ele passa a imagem de sofisticação, solidez, neutralidade, estabilidade. Por outro lado, por ser totalmente neutro, pode trazer a sensação de frieza das emoções. Além de tristeza, incerteza e monotonia.
Lembrando que o cinza é a mistura do preto com o branco e seu tom mediano, traz equilíbrio em si. É o que acontece com o Ultimate Gray Pantone. Já os tons mais claros de cinza se aproximam das propriedades do branco, e os tons mais escuros, das propriedades do preto.
Illuminating e Ultimate Gray se complementam
Portanto, as duas cores trabalhando em conjunto formam um par de total equilíbrio. Uma apoiando a outra. Como deve ser nosso comportamento hoje como ser humano. O momento pede luz, esperança, racionalidade e humildade, ao mesmo tempo.
Eu adorei a escolha e considero bastante coerente. E vocês, o que acharam? Deixe nos comentários.
Ressalto aqui, a minha paixão pelas cores. Por isso, no blog tem inúmeros artigos sobre o assunto. Se você tiver alguma dúvida, faça uma pesquisa interna ou deixe nos comentários.
Fotos: reprodução.