O caderno de caligrafia pode ser um ótimo aliado anti stress em tempos de pandemia.

Não há como negar que com o avanço da tecnologia a caligrafia ficou meio de lado. Com isso, nossa habilidade de escrever à mão vai se desfazendo com o tempo. Por outro lado, as crianças hoje não têm a mesma desenvoltura e/ou interesse em fazer a letra cursiva bonita que tínhamos no passado.

No entanto, estudos provam como a linguagem oral e escrita se relaciona com a atenção e com o que são chamadas de habilidades de “função executiva”. Além disso, ao escrever à mão, a criança se conecta e compreende melhor o que está “estudando”, por focar totalmente sua atenção na atividade. A mesma coisa não acontece com os meios eletrônicos.

Caderno de caligrafia é ótima forma de aliviar o stress por Alessandra Faria

A caligrafia vem crescendo no mundo

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, as pessoas foram obrigadas a desacelerar e criar novas formas de entretenimento em casa. Aliado a isso, a onda de palavras escritas à mão ganha força nas redes sociais como Instagram e Pinterest. O resultado disso é um forte crescimento no interesse na caligrafia. Esta, em suas mais variadas formas está se tornando moda em todo mundo. A boa letra volta a ser símbolo de distinção, auto controle e delicadeza.

Caderno caligrafia como anti stress

Com isso, a caligrafia pode ser utilizada não só como hobby. Mas, como uma maneira de preencher o tempo em casa e de aliviar o stress. Podendo vir a ser uma forma de spa emocional. Até mesmo um ‘detox digital’ ideal tanto para adultos e principalmente para crianças. Para estas, então, a prática da caligrafia pode melhorar o foco, a coordenação motora, a disciplina, o auto controle, dentre outras habilidades.

Reserve um tempo, para isso. Que tal 20 minutos do seu dia para escrever à mão. Podem ser receitas, poemas, até mesmo um diário. Uma prática muito comum no passado, que também ajuda a aliviar e controlar as emoções.

Caderno de caligrafia é ótima forma de aliviar o stress por Alessandra Faria

Caderno de caligrafia como presente

Estamos perto do natal e um caderno de caligrafia passa a ser uma ótima opção de presente. No site da Todo Livro, é possível encontrar várias lindas opções do caderno de caligrafia para crianças. Mas, nada impede que você compre para um adulto e faça um capa personalizada para o presenteado. Que acham?

Fotos Ágata Reis