A lavanda é uma cor que você pode apostar sem medo nesse fim de inverno e próximo verão.
Segundo sugestão do Pantone Institute, uma cartela de cores para o próximo verão “fresca que celebra a positividade e a felicidade das cores da natureza.” (fonte) Observe que na paleta tem 3 tons diferentes de lavanda, fazendo dessa cor uma das mais fortes tendências da estação.
Lavanda tendência também como princípio ativo
A tendência da lavanda tem sido sugerida pelo Pantone desde 2012. Com isso, ela vem crescendo não só na moda como também na decoração, gastronomia e como princípio ativo.
A lavanda é uma cor terciária, variação de roxo (ou violeta). Por que não dizer que é um roxo pastel, ou seja, roxo com uma boa dose de branco.
Óleos essenciais de lavanda também estão em alta
Os óleos essenciais são extraídos de plantas e flores. A lavanda também conhecida como alfazema e suas propriedades são utilizadas desde o Egito Antigo. Tem sua origem no Mediterrâneo. Atualmente, na França existem os maiores campos de lavanda e seu aroma é um dos mais utilizados na fabricação de perfume em todo mundo.
Dentre as inúmeras propriedades da lavanda podemos citar: “anti-inflamatória, analgésica, antidepressiva, antirreumática, antiespasmódica, cicatrizante, inseticida e tônico. Ela pode ser usada para ajudar no tratamento de: problemas de pele, dores musculares e reumatismo, asma e bronquite, cólicas abdominais e TPM, dor ciática, depressão e stress”. (fonte)
Lavanda na moda de rua
Na moda de rua e, nesse momento principalmente, nas redes sociais, a lavanda já se consagrou como queridinha do inverno. Porém, será na próxima estação de primavera verão que a cor irá se conssgrar. Isso porque, nos desfiles e lançamentos online é possível ver suas variações em grande oferta.
Como combinar lavanda com outras cores
Sempre falo de cores por aqui e não tenho nenhum problema com suas combinações. Realmente acredito que não existe combinação entre cores que não possa ser feita. Tudo depende da mensagem que você deseja passar. Por isso, não tenha medo. Brinque, crie, ouse.
Todavia, se ainda é do tipo que fica presa a combinações impostas, comece pelas cores análogas e vá aumentando o contraste aos poucos, até se sentir segura para usar qualquer cor. Lembrando que, se a lavanda não fizer parte de suas cores pessoais, você pode usá-la longe do rosto.
Passo a seguir, uma sugestão de possíveis combinações com o lavanda. Mas, lembre-se, você é quem define como usará a cor.
Fotos: reprodução.