Tiradentes foi o roteiro escolhido para fecharmos nosso ciclo de viagens de 2019.

Fundada no início do século XVIII, a cidade foi considerada como a mais bonita do Brasil, por uma famosa revista americana de turismo.

Tiradentes – Patrimônio Histórico Brasileiro

Com certeza, a cidade é encantadora e bem preparada para receber os turistas. Todas as casas e estabelecimentos são bem conservados e pintados, com ares de novos, apesar de serem construções da época colonial. Já as novas construções são feitas dentro do estilo da época, respeitando as regras do tombamento. Portanto, a cidade mantém seu ar antigo e super aconchegante. Vale ressaltar que Tiradentes, com seu charmoso conjunto arquitetônico, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo presidente Getúlio Vargas.

Tiradentes, a cidade mais linda do Brasil por Alessandra Faria

A cidade do período Brasil Colônia é perfeita para descanso

Nossa viagem foi bem rapidinha. Passamos apenas 3 dias por lá e o objetivo era descansar e curtir. Por isso, não deu para ver muito das maravilhas da cidade. Com certeza, esse é um roteiro que iremos repetir.

Cada cantinho de Tiradentes guarda uma surpresa. A cidade é rica em gastronomia, cultura, arte, artesanato e principalmente, história.

Slow life – Slow food

Andar pelas suas ruas e becos exige calma pois, além do calçamento em pedras que requer atenção, tem lojas, cafés, museus, restaurantes e bares sempre prontos para atender os visitantes.

Riquezas de Tiradentes

Parada obrigatória na cidade são suas Igrejas. A principal, matriz de Santo Antônio, foi construída com 482kg de ouro. Foi a primeira Igreja da cidade e tem fachada concebida por Aleijadinho. A Igreja foi construída em várias etapas num dos pontos mais altos da cidade, podendo ser vista de qualquer local em Tiradentes.

Igreja matriz de Santo Antônio, Tiradentes/MG por Alessandra Faria

A Igreja Santíssima Trindade fica mais acima e atrás da matriz. Construída em 1781, aproximadamente, apresenta o estilo barroco-rococó. Nós ficamos hospedados bem ao lado da Santíssima. Um lugar super calmo, cheio de natureza, vida e uma energia incrivelmente boa.

Igreja Santíssima Trindade em Tiradentes/MG por Alessandra Faria

Outro santuário que vimos foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Considerada a mais antiga da cidade. A primitiva capela foi erguida pela Irmandade dos Homens Pretos, provavelmente, em 1708. Ao lado de seu pátio tem um restaurante super gostoso, onde passamos a tarde. De lá pudemos apreciar a arquitetura da Igreja, seus visitantes e o turismo nas ruas ao redor.

Impossível não se apaixonar pelas lojas de artesanato

São muitas espalhadas pela cidade. Não dá para deixar de visitar a loja das Marcas Mineiras que fica no largo dos Forras no centro.

Fotos Alessandra Faria e Renato Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *