Apartamento 03, marca mineira que acompanho desde 2012, apresentou seu inverno 2020 no dia 18/10 na SPFWN48.
Infelizmente, nem sempre é possível eu conferir as edições da SPFW que acontecem em outubro por motivos profissionais. Mas, acompanhei alguns desfiles de longe e hoje vou falar um pouco da apresentação do Luiz Cláudio, estilista à frente da Apartamento 03.
Apartamento 03 SPFWN48 – dramaticidade e dualidade na passarela.
Luiz Cláudio sempre nos surpreende a cada edição. Mantendo seu DNA fortíssimo de alfaiataria, ele consegue trazer novidades, sensibilidade e muita cultura para a passarela.
Para o inverno 2020, o estilisto se inspirou em João Butoh de Souza. Para quem não conhece, João Roberto é ator, coreógrafo, figurinista, cenógrafo, diretor, professor, maitre de Butoh e jornalista. O artista é o maior bailarino latino de Butoh (butô), dança japonesa criada no pós guerra por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. A dança que ganhou o mundo na década de 70 tem gestos lentos e compassados bastante dramáticos, trazendo uma certa melancolia e dualidade em sua expressão.
Apartamento 03 traz o Butoh para passarela.
João Butoh abriu o desfile de Luiz Cláudio com uma apresentação de arrepiar, num momento de poesia e reflexão. Uma parada do caos da semana de moda e o caos do momento que passa o ser humano moderno.
A coleção trouxe muito cinza e preto com algumas pitadas de cores fortes e intensas como o vermelho, o verde e o azul escuros. A alfaiataria traz a elegância ora rígida em tecidos acolchoados, ora na leveza dos tecidos fluidos. A sobreposição de peças se contrapõe à delicadeza da transparência, trazendo à coleção a dualidade e a mudança de “ritmo”.
Assista ao vídeo do Portal FFW.
Ficha Técnica:
Diretor de Criação: Luiz Cláudio Silva
Direção de desfile: Bill Macyntire
Stylist: Daniel Ueda
Beleza: Rodrigo Costa com apoio de Kiko Milano e Truss Hair
Trilha: Max Blum
Agradecimentos: Tex Prima
Kazuo Ohno
Emidio Luisi
João Butoh
Fotos:
Marcia Fasoli e
Zé Takahashi/ FOTOSITE