Ronaldo Fraga sempre traz um espetáculo para a passarela do SPFW.

Espetáculo de criatividade, de consciência social e de manifesto. Nessa edição SPFWN47, verão 2020, não foi diferente.

Com inspiração no Painel Guerra e Paz de Portinari, Ronaldo Fraga trouxe para passarela manifesto aberto contra o governo e a guerra atual que existe nas ruas de hoje. Com tanta violência, homofobia, feminicídios, preconceito, fome…

ronaldo_fraga

As roupas com cortes soltos e agêneros, marca do estilista, trazem impressos estilhaços, sangue, marcas de tiro, balas. Elementos presentes na obra de Portinari e também nas ruas. O patchwork e as estampas vem representando as várias vozes de quem não pode falar.

ronaldo_fraga
Ronaldo Fraga – SPFW N47 – Primavera Verão 2020 Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

No chão da passarela, café torrado, símbolo de uma riqueza brasileira do passado aliada à escravidão de negros e índios.

ronaldo_fraga
Ronaldo Fraga – SPFW N47 Primavera Verão 2020 Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

Os arranjos de cabeça e maquiagem foram elaborados pelo beauty artista Marcos Costa, trazendo à tona várias questões importantes da atualidade. Sempre lembrando sobre a guerra e paz das ruas. Foi de um brilhantismo ímpar.

Os óculos são da Moon, parceria constante com a marca.

ronaldo_fraga
Ronaldo Fraga – SPFW N47 Primavera Verão 2020 Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

A trilha sonora trouxe ao vivo o grupo de cantoras A Quatro Vozes.

Acompanhadas pelos instrumentistas do trio Motim, apresentaram canções da MPB com cunho político, mas também canções de amor. Entre elas, músicas de Milton Nascimento e Clara Nunes. Em alguns momentos, tambores que lembram a cultura africana soaram na sala de desfile.

Ronaldo Fraga, mais uma vez, uniu moda, arte, cultura, manifesto político, realidade e ficção.

É muito mais que um estilista. Possui uma mente multifacetada, antenada e engajada, riquíssima em criatividade. Tiro o chapéu para ele, sempre.

Fotos: Agência Fotosite.