Uma contratura muscular nas costas me deixou de repouso no último fim de semana.

Já tive alguns episódios de torcicolos, mas nunca tinha experimentado uma contratura muscular nas costas. O incidente foi tão desagradável. Além de dores musculares fortes nas costas, impossibilidade de alguns movimentos, senti muita pressão no peito, falta de ar e até enjoos.

Na minha última sessão de fotos, fiz um movimento contraindo meus músculos das costas e eles não voltaram ao estado de relaxamento. No momento, apenas senti uma pontada nas costas, mas não dei a devida importância. No domingo começaram as dores. Também não dei importância. Comecei a usar um relaxante muscular. Assim foi durante toda a semana. Até que na sexta, desesperada de dor e sentindo muita pressão no peito e enjoos, resolvi ir ao médico. Ele me receitou remédios fortes para dores, compressa quente e massagens com profissional. O episódio foi tão desagradável que resolvi pesquisar sobre o assunto e compartilhar com vocês.

Causas da contratura muscular

A contratura muscular pode ser causada por um esforço imediato, dormir de mau jeito ou por um momento de estresse e tensão, fraqueza muscular (falta de exercícios físicos). A contratura é causada pela contração incorreta do músculo ou algumas fibras deste, que não retorna para seu estado de relaxamento. Como os músculos trabalham em conjunto, o equilíbrio muscular fica comprometido. Isso pode acarretar dores e outros sintomas, inclusive limitação de movimentos.

Existe também um grande fator emocional relacionado às contraturas. Dependendo da zona atingida, o significado pode ser interpretado assim: músculos romboides – raiva; dorsais – medo; lombares – frustrações; cervicais – muita responsabilidade; trapézios – incapacidade e frustração. (fonte)

A contratura muscular pode acontecer em qualquer grupo de músculos. O mais comum é na região cervical, dorsal (a minha), lombar e pernas (costas, pescoço, ombros, coxa e panturilha).

Sintomas da contratura muscular

Os sintomas variam de acordo com a região afetada e a severidade da contratura.

  • Dor ou sensação dolorida no local sofrido pela contratura muscular
  • Dificuldade em esticar o músculo
  • Dificuldade em movimentar a articulação próxima do músculo afetado
  • Presença de uma parte do músculo mais dolorida e dura, semelhante a uma bolinha ou caroço. (fonte)
  • No meu caso, como já citei, senti pressão no peito e enjoos.

Tratamento para contratura muscular

É fácil perceber a contratura muscular. Portanto, assim que notar seu problema, procure um médico para que ele passe os remédios adequados. Além disso, compressas e banho quentes na região afetada, massagens feitas por profissional habilidade e repouso fazem parte do tratamento.

Como evitar contraturas musculares

Sei muito bem qual o motivo da minha contratura. Além do estresse causado pela insegurança econômica atual, estou sem fazer exercícios físicos. Vou prestar mais atenção ao meu corpo a partir de agora.

É possível evitar outro incidente da seguinte forma:

  • Fortalecimento da musculatura com a prática constante de exercícios físicos. A  musculação e a hidroginástica são perfeitas para isso. Lembre-se de ter o acompanhamento de profissional.
  • Usar travesseiro adequado à posição de dormir. O ideal é de lado e o travesseiro deve ter a altura de seu ombro. Usar um travesseiro entre as pernas para alinhar as costas. Ele deve ser baixo de forma que a perna fique alinhada ao quadril.

Ainda:

  • Cuidar da postura ao usar celular, andar ou sentar, procurando manter sempre as costas e o tronco eretos;
  • Evitar movimentos bruscos e/ou esforço físico exagerado;
  • Amenizar o estresse e as preocupações, relaxando sempre que possível;
  • Não cruzar as pernas ao ficar sentado durante longos períodos;
  • Parar para fazer alongamento no mínimo 2 vezes durante o expediente, se trabalhar em um escritório e sentado. O exercício deve ser feito de preferência pela manhã e à tarde. (fonte)

Fotos: Reprodução.