Conheça os benefícios, mitos e verdades sobre o chocolate.
Está chegando uma das épocas mais doces e esperadas do ano: a páscoa, quando não se pode faltar um bom chocolate, com prazer e sem culpa. Pois, o chocolate, se consumido corretamente e com moderação, pode ser um aliado à saúde ao invés de vilão.
Existem muitos mitos e verdades sobre o consumo de chocolate. Alguns o veem como vilão, outros como compulsão, para uns é paixão e para outros perdição. hehehe
Mas, como tudo na vida, o chocolate tem dois lados. Veja quais são os mitos e verdades, além dos benefícios do chocolate à saúde no artigo a seguir:
“Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe é que o chocolate traz diversos benefícios para saúde, mas se consumido moderadamente. Segundo a nutricionista clínica Karine Andrade, do hospital dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte, é preciso considerar que os benefícios do chocolate estão presentes no cacau. Por isso, quanto maior a porcentagem deste ingrediente melhor a qualidade e os benefícios para a saúde. “Prefira aqueles com mais de 70% de cacau e evite o chocolate ao leite e branco, pois têm uma maior quantidade de açúcares, gorduras e demais ingredientes que não trazem benefícios para a saúde”.
A nutricionista explica que o chocolate branco é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, ou seja, apenas a gordura da semente do cacau. O chocolate ao leite contém aproximadamente 30% de cacau, o meio amargo entre 35 e 60% e o chocolate amargo 70% ou mais. Os demais ingredientes podem ser leite (ou derivados dele), açúcares e alguns aditivos.
Confira os principais benefícios do chocolate para a saúde, segundo a especialista:
- Controle da pressão arterial;
- Aumento do desempenho físico e cognitivo;
- Efeito antioxidante;
- Possíveis benefícios em doenças neurodegenerativas;
- Melhora a glicemia;
Mas, tudo em excesso pode trazer prejuízos. “Mesmo o chocolate tendo uma maior porcentagem de cacau ainda é bem calórico. Pois 100g tem aproximadamente 500 kcal – cálculo com base em um chocolate comercial com açúcar e 70% de cacau. O que pode levar a um ganho de peso”, explicou. Ela ainda alerta sobre a quantidade indicada para consumo, que deve ser de aproximadamente 30g de chocolate, com no mínimo de 70% de cacau.
Mitos e verdades sobre o chocolate
Mulheres têm mais desejo por ele no período pré-menstrual?
VERDADE! Isso é porque o cacau é rico em triptofano, um aminoácido que eleva a concentração de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
O Chocolate reduz a absorção de cálcio?
VERDADE! O cacau apresenta o fator antinutricional Oxalato (ácido oxálico), que se liga ao cálcio formando o oxalato de cálcio. Isso reduz a absorção do cálcio pelo intestino.
Chocolate Diet é menos calórico?
MITO! O chocolate Diet é feito para aqueles que devem ter uma ingestão controlada de glicose. Com a retirada do açúcar, o produto perde sua palatabilidade e para resolver este problema, muitas vezes, a indústria inclui mais gordura ao chocolate para ser comercializado. Assim, ele pode ser até mais calórico do que o original.
Chocolate leva ao aparecimento de acne?
DEPENDE! Nenhum estudo foi capaz de demonstrar a relação do cacau a essa inflamação cutânea. Porém, sabe-se que alimentos com alta carga glicêmica (farinhas refinadas, refrigerantes, alimentos açucarados…) são capazes de elevar a insulina sanguínea, o que leva ao aumento da produção de sebo cutâneo. Logo, chocolates ao leite e branco, ricos em açúcar, são capazes sim de levar ao aparecimento da acne.
Fonte: Karine Andrade, nutricionista clínica e especialista em tratamentos para a obesidade e sobrepeso. Atua no Sander Medical Center, em Belo Horizonte.”
Fotos reprodução