Olá Queridas e Queridos!

Limpador de pinceis de maquiagem na época que eu ministrava a disciplina de Maquiagem Profissional e Imagem Pessoal na Newton Paiva não existia no mercado brasileiro.

limpador_de_pinceis_de_maquigem_por_alessandra_faria

Olha que isso foi entre 2003 e 2013, nem tem tanto tempo assim. Para falar a verdade, no mercado de BH não tinham nem pinceis de maquiagem profissional. A gente improvisava com o que tinha. Algumas marcas de baixa qualidade, pinceis de cerdas sintéticas de baixo desempenho, mais indicadas para auto maquiagem.

Ainda bem que o mercado percebeu o crescimento acelerado de maquiagem por aqui após os cursos de maquiagem presenciais e online. Hoje é possível encontrar bons produtos.

Além disso, a tecnologia constante e muito avançada nessa área, sempre observando o movimento das redes sociais e trazendo novidades. Uma das reclamações constantes das usuárias de make é como é chato lavar os pinceis de maquiagem. Com isso surgiram primeiro, os limpadores de pinceis líquidos. Claro, que no mercado internacional. O meu primeiro foi da Sephora, comprado online. Com ativo antibactericida, o limpador servia para pinceis e esponjas, adequado para limpar os pinceis entre uma maquiagem e outra.

No Brasil, já encontramos limpadores de pinceis de várias marcas. Alguns servem, inclusive para limpar também as mãos. Tenho usado esse da Afinidade e gosto muito do resultado. Limpa muito bem os pinceis e deixa um cheiro de “desinfetado”.

limpador de pinceis_de_maquiagem_por_alessandra_faria

 

Apesar de suas fórmulas serem antibactericidas, a lavagem dos pinceis de maquiagem não deve ser descartada, pois os mesmos acumulam resíduos de maquiagem e precisam de uma limpeza mais profunda. Antes eu lavava com água morna e detergente, esfregando suavemente as cerdas dos pinceis na minha mão e depois numa toalha macia ou fralda de pano.

Até que…

Chegaram os limpadores de silicone. A primeira a presentar o produto no mercado foi a Sygma. Marca excelente de pinceis e acessórios de maquiagem.

limpador_de_pinceis_de_maquigem_por_alessandra_faria2

Depois que a Sygma abriu esse mercado, apareceram vários produtos similares. As marcas brasilerias já apresentaram suas opções no mercado. E não são poucas.

limpador_de_pinceis_de_maquigem_por_alessandra_faria3

Eu testei o da marca Macrylan que comprei na loja Loretta em São Paulo. Gente, o produto é excelente. Meus pinceis nunca ficaram tão limpos, vale a pena cada centavo investido, pois não é um produto barato. Eu paguei R$50,00 nesse coração. Ele tem várias texturas. Cada uma mais indicada para cada tipo de pincel e você vai percebendo, ao usar, qual a melhor.

FullSizeRender (54)

A Macrilan também lançou uma esponja para limpeza de pinceis no momento da maquiagem, quando precisando trocar de cores e usar o mesmo pincel.

limpador_de_pinceis_de_maquigem_por_alessandra_faria4

Enfim, ficou bem mais fácil agora higienizar os pinceis. Ufa!

Fotos: reprodução.