Olá Queridas e Queridos!
A cerveja artesanal Escarpas é o tema da nossa coluna Para se Inspirar para você se refrescar nesse fim de semana com sabor e estilo!
As cervejas artesanais e especiais viraram um febre no Brasil, principalmente em Minas Gerais. Inclusive, a cerveja artesanal que ganhou o prêmio de melhor cerveja do mundo em 2016 é do interior de Minas.
Eu não sou entendida do assunto, pois não sou de beber cerveja. Mas já bebi muito na juventude quando entrei para o curso de Engenharia Civil. Naquela época só existiam umas 3 marcas industrializadas mais renomadas no mercado brasileiro.
Naquela época, as industrializadas eram consideradas como as melhores no mercado e a cerveja artesanal vista como um subproduto.
Hoje, situação se inverteu. A cerveja artesanal é muito mais valorizada e apreciada pelos amantes da bebida.
Na minha viagem para Pipa vi vários locais destinados a degustação de cervejas especiais. Com isso me lembrei de uma cerveja artesanal que experimentei em maio de 2016 quando fui para Escarpas do Lago: Cerveja Escarpas.
A cervejaria Isla de Cuevas foi criada em 2015 e está localizada anexa ao restaurante Kanto da Ilha, que faz parte de um complexo gastronômico de lazer próximo ao condomínio de luxo Escarpas do Lago. Ela é responsável pela fabricação das cervejas Escarpas, Isla e Cuevas, cujo responsável é o mestre cervejeiro Matthias Reinald.
A cerveja artesanal Escarpas é fabricada em quatro sabores, todos armazenados em garrafas de 600 mililitros: Extra Escura Pale Ale, Pilsen Lager Extra Clara, Dunkel Lager Extra Escura e Weizen Trigo Ale. Os rótulos, diferenciados por cores para cada sabor, são inspirados nas grandes navegações. Dos quatro tipos a que mais me agradou foi a Pilsen, por ser mais leve e de sabor suave.
Para visitar a cervejaria e conhecer todo o processo de fabricação, você precisa agendar previamente no restaurante Kanto da Ilha. Aproveite para almoçar no local que tem uma excelente gastronomia.
Aqui em BH a cerveja Escarpas é vendida em supermercados como o Verde Mar e alguns restaurantes.
Fotos: Carol Thusek e Junior Vilhena.