Olá Queridas e Queridos!

Hoje começo uma série nova: Outubro Rosa, na qual farei vários artigos com intuito de divulgar a campanha de conscientização da prevenção do câncer de mama.

outubro_rosa_doencas_femininas3

Nesta série os artigos podem variar os temas de saúde e bem estar a moda e estilo, look do dia e maquiagem, sempre remetendo ao outubro rosa. Todo mês de outubro faço divulgação da campanha, inclusive fui eleita pelo Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, junto com as integrantes do findo Clube das Blogueiras, madrinha da campanha outubro rosa de 2014 – aqui.

Nesse primeiro artigo, teremos uma convidada falando sobre as três das doenças femininas mais comuns. Confiram conosco:

As doenças femininas podem ser provocadas por uma série de fatores, os quais vão desde de um problema hormonal, que não pode ser evitado, como a falta de estrogênio no corpo, até mesmo a não proteção sexual nas relações, o que pode provocar um HPV e um possível câncer no colo do útero.

Assim, para que você saiba o que deve fazer para se proteger das doenças femininas mais comuns, conheça os sintomas e tratamentos mais utilizados para combatê-las.

Esse texto vai falar um pouco de três enfermidades que atinge as mulheres e que acontecem com frequência muito maior do que se possa imaginar.

Fibrose Uterina ou Mioma

A fibrose uterina, também conhecida por mioma é amplamente comum e acontece na maioria das mulheres por causa dos problemas no útero derivados de alterações hormonais ou genéticos.

Essa doença causa pequenos tumores benignos no útero, os quais dificilmente causarão câncer, porém, pode ter outros efeitos colaterais, como dor durante a penetração na relação sexual, maior vontade de ir ao banheiro e também menstruação dolorida e com sangramento em excesso.

Por fim, nos casos mais graves, os quais, não forem tratados a tempo, o mioma também pode acabar causando a infertilidade ou ainda aborto espontâneo. Por isso, é sempre importante se consultar com o seu ginecologista e verificar em qual condição seu útero se encontra. Isso acaba evitando uma série desses fatores negativos causados pelo Mioma e garantem uma maior qualidade de vida para as mulheres.

Síndrome dos ovários policísticos

Essa síndrome, mais conhecida pela sua sigla SOP, é exatamente comum, nas mulheres com idade fértil e aparece sem ter uma razão conhecida, tanto pelos médicos, quanto pelos cientistas. Muitas vezes por conta dos sintomas é confundido com a endometriose, o que pode dificultar o diagnóstico.

Ela é causada por uma irregularidade menstrual, o que leva o corpo feminino a não conseguir produzir óvulos em quantidade suficiente para uma fecundação e pode causar a infertilidade e alterações no período fértil.

Essa doença pode ser observada por meio de uma consulta com o ginecologista, o qual, deve um exame de imagem ou ainda, a anovulação, que calcula o número de óvulos produzidos.

outubro_rosa_doencas_femininas2

Câncer de mama

Umas das mais temidas doenças femininas, a qual não pode ser evitada, apenas amenizada os seus efeitos colaterais, para isso, basta manter a sua mamografia em dia e vai perceber alterações no seu seio que indicam esse câncer em estágio inicial e portanto, mais fácil de ser tratado e/ou eliminado.”

Pauta enviada pela ginecologista Denise Coelho.

Fotos: reprodução.